Início Ciência Em dezembro, Dourados sediará um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro

Em dezembro, Dourados sediará um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro

Demonstrar como os agricultores brasileiros aliam alta produtividade e conservação do solo é um dos objetivos do Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha (ENPDP), que chega à 17ª edição em 2020.
 
A cada dois anos, o ENPDP reúne cerca de 700 produtores rurais, pesquisadores e demais profissionais do agronegócio. Consolidado como um dos principais eventos do agronegócio brasileiro, o 17º ENPDP acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, e será sediado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Dourados-MS.
 
Devido às restrições para aglomeração de pessoas, causadas pela pandemia de covid-19, o evento foi adaptado e toda a programação será transmitida pela internet. O público assistirá a palestras, debates, e até mesmo as visitas técnicas em áreas de cultivo através de computador, tablet ou celular.
 
Neste novo formato, o evento tornou-se mais acessível e prático, afinal o público tem a vantagem de poupar o tempo e o investimento de fazer uma viagem e passar três dias longe de casa. Além disso, a inscrição no valor médio de R$200,00 foi reajustada para R$ 50,00 – uma vez que os custos de infraestrutura foram consideravelmente diminuídos.
 
Programação
 
No primeiro dia de evento, o primeiro debate será realizado entre os agricultores Jonadan Ma, Manoel Henrique Pereira e José Eduardo Soares. Em seguida, o pesquisador Antônio Roque Dechen, da Esalq, fará um relato sobre o Rally da Safra 2019/2020. No período da tarde, pesquisadores do Brasil e do exterior vão debater sobre mitos e fatos na construção do perfil de solo. Ainda, a programação conta com visitação de estandes virtuais, uma rápida palestra sobre plantas de cobertura junto ao cultivo de soja de alta produtividade, e o lançamento do livro “O solo ensinou” – do produtor rural e um dos precursores do plantio direto no Brasil, Frank Dijkstra.
 
O evento é realizado pela Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPD), em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Unigran, Embrapa Agropecuária Oeste, Fundação MS, Sindicato Rural de Dourados, Grupo para Intercâmbio de Agrotecnologia (Giatec), e Grupo de Plantio Direto na Palha Dourados (GPP).  
 
Para conferir toda a programação do evento, acesse: https://febrapdp.org.br/17enpdp/

Sair da versão mobile