O deputado federal Geraldo Resende e o diretor do Hospital Universitário de Dourados Hermeto Paschoalick participam, no próximo dia 4 de fevereiro, de reunião em Brasília para discutirem a implantação do serviço de oncologia (tratamento de câncer) no HU da Universidade Federal da Grande Dourados. A audiência será com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Arthur Chioro e poderá contar, ainda, com a presença do reitor da UFGD, Jones Goetter.
No encontro, o parlamentar e os dirigentes da UFGD e da EBERH vão dar continuidade às tratativas que vem sendo desenvolvidas desde o início do atual mandato de Geraldo Resende e que tiveram grande avanço em setembro do ano passado, quando o Ministério da Saúde deu indicação oficial para o início do processo de implantação de um Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) no HU da UFGD.
O anúncio foi feito por Arthur Chioro para o deputado Geraldo Resende em reunião realizada no dia 3 de setembro de 2025, quando o presidente da EBSERH assumiu o compromisso de implantar o complexo de tratamento contra o câncer no HU da UFGD. “É uma conquista fundamental para garantir um centro moderno e de alta tecnologia voltado ao enfrentamento da oncologia em toda a região”, afirmou, na ocasião, o parlamentar sul-mato-grossense.
Regionalização
Ao longo dos últimos três anos, o deputado Geraldo Resende tem feito tratativas permanentes com a direção da Universidade Federal da Grande Dourados e do Hospital Universitário, sempre atuando como uma “ponte” com o Ministério da Saúde e a EBSERV, na defesa da implantação da oncologia na unidade hospitalar douradense. Na semana passada, o superintendente do HU Hermeto Paschoalick explicou que a expectativa é que a licitação do projeto técnico e da obra ocorra ainda neste ano, e a previsão é de que a construção de toda estrutura seja concluída em 36 meses.
Ainda de acordo com o diretor, o Centro deverá oferecer assistência de alta complexidade tratamento completo de todos os tipos de câncer. Assim, os usuários do SUS de toda a região terão desde o diagnóstico até procedimentos como cirurgia oncológica, radioterapia, quimioterapia, oncologia clínica, hematologia e oncologia pediátrica.
O futuro Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia demandará a construção de um novo bloco no HU-UFGD, com 60 leitos de internação, laboratório de anatomia patológica e ampliação dos centros cirúrgicos.
Estamos assistindo à concretização de um sonho, pelo qual trabalhamos há vários anos e que caminha na estratégia da EBSERH em ampliar e melhorar a participação dos hospitais universitários na rede nacional de cuidados oncológicos; e, de nossa parte, também na regionalização da saúde em Mato Grosso do Sul”, conclui o deputado Geraldo Resende.

