Desde 1968 - Ano 56

27.7 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioColunistaElairton Gehlen escreve: 'As muitas cores da vida'

Elairton Gehlen escreve: ‘As muitas cores da vida’

- Advertisement -

Elairton Gehlen – escritor 

Tem uma música, que eu acho muito bonita, que fala que o maior pintor do mundo está pintando a minha história. A música foi composta por um pastor de nome Marcos Lucas Valentin da Silva. A canção fala das muitas cores usadas pelo Criador para que o mundo ficasse mais alegre, não só as cores visíveis, mas a grande diversidade de que foi feito o mundo. 

E para colorir de verde a nossa cidade, semana passada eu ouvi um candidato que prometeu plantar uma árvore para cada voto que receberia nas eleições, dizer que vai mesmo cumprir a promessa e plantar 1.490 mudas. Não será com verba pública porque mesmo sendo o décimo mais votado não irá assumir o mandato por falta de votos na legenda, coisas da democracia que às vezes não é lá muito democrática! E se ele cumprir a promessa, prometo plantar pelo menos uma árvore para representar meu voto de fé numa cidade onde pelo menos um candidato irá cumprir a promessa de campanha! 

As outras cores podemos atribuir simbolicamente ao arco-íris. Formado por uma infinidade de cores, certamente pintadas pelo maior pintor do mundo, inicialmente foi definido por um dos maiores Físicos da história, o inglês Isaac Newton, tendo somente sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. O arco-íris é visto sempre que o sol ilumina a chuva e a luz branca do sol atravessa as gotas de água e a refração faz aparecer o espectro de cores. E chuva só tem quando a natureza tem um mínimo de conservação das suas florestas, então, plantar 1.490 árvores ajuda para que possamos continuar admirando o arco-íris de vez em quando. 

 Eu sou branco, para fins de estatísticas sobre raça ou cor em pesquisa do IBGE. Esse órgão do governo federal atribui as seguintes opções para cor da pele: branca, preta, parda, amarela ou indígena. Cinco cores, duas a menos que o arco-íris, e convenhamos para indígenas nem se atribui uma cor. Que diferença isso faz também, já que para quem deveria ser o político mais importante desse país apenas uma dessas cinco cores são mesmo vistas e mais uma que talvez seja inspirada nas florestas, habitat preferencial dos indígenas. Segundo declarado pelo nosso presidente para o mundo todo, ele só enxerga as pessoas verdes e amarelas. Coisa de político. Pensa se ele resolve prometer isso na próxima campanha! 

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -