Elairton Gehlen – escritor –

Já nem sei quantas são, de tantas que as tenho. As dúvidas, parece, já acordam comigo, a primeira coisa que me vem à mente logo de manhã, ainda na cama, é se devo levantar ou ficar ainda mais um pouco abraçado… com o travesseiro. As dúvidas são assim, quando alguém diz: “não tenha dúvida” é porque está duvidando. De minha parte, a única certeza que tenho é que não tenho certeza de nada. 

Por mais que lutemos para ter certeza, isto é, estar certo sobre algo, encontrar a verdade, a incerteza, a dúvida, esse mal-estar que traz a dúvida sobre algo é o que move o sistema. Veja o caso da Operação Lava Jato, o ex-Juiz Sérgio Moro pôs todo o sistema em dúvida e foi prendendo todo mundo e julgando os casos. Foi um Show, um verdadeiro delírio, um êxtase social, muita gente, muita! chegou ao clímax, foi um gozo geral! Daí veio a eleição e o Juiz virou ministro e todo mundo pôs em dúvida as intenções do ex-Juiz e todo o processo da Operação Lava Jato. O ministro, que tinha certeza que seria nomeado para o Supremo Tribunal, foi julgado incompetente pelo mesmo Tribunal. E quem foi que deu a certeza da dúvida? 

A maior dúvida sobre o conhecimento da verdade é atribuída a um dos maiores sábios da história do conhecimento: Sócrates. Ele teria dito que tudo o que ele sabia é que nada sabia! Até a autoria dessa frase histórica: “Só sei que nada sei”, é posta em dúvida pelos historiadores e pesquisadores! Eu é que não sei. Se todo conhecimento socrático fê-lo concluir que nada sabe, então talvez meu filho esteja certo de não querer estudar! Não sabendo, talvez seja mais fácil pensar que sabe. O Liberalismo passou quase duzentos anos alimentado por economistas que afirmavam que jamais ocorreria uma crise de super oferta de mercadorias, em 1.929 teve o Crash na Bolsa de Nova York… Muitos homens que traem suas esposas, ficam pensando se elas lhe são fiéis… 

Passei a vida inteira pensando se deveria fazer um plano de aposentadoria, agora tenho certeza que deveria ter feito, mas duvido que estaria satisfeito se fizesse. A previdência privada ou complementar depende do Mercado para gerar renda e, a única certeza sobre o mercado é a que não se tem certeza de nada! Quando me casei pela primeira vez, eu tinha certeza que era para a vida toda, até prometi isso, agora fico em dúvida se devo encarar um quinto casamento ou se é melhor viver só do que mal acompanhado. Ô dúvida! 

Até o mais porfiado dos fieis teísta fica adiando, até o infinito, se possível, a hora de ir-se para o Paraíso. Se a bíblia contém toda a verdade, por que o sábado não é mais o dia do descanso? Por que o deus momo tem adoração até no sétimo dia da semana? Por que estou perguntando por quê? Porque por que é sinônimo de dúvida. Eu tenho muitas! E você, anda por aí cheio de certezas?