Educação – 23/05/2011
Os educadores da Rede Municipal de Ensino não aceitaram a proposta enviada pela prefeitura para equiparação salarial. A decisão foi tomada em Assembléia Geral na sede do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação – Simted na última sexta-feira (20).
O Município ofereceu 6% de reposição na regência para todos os profissionais que estão nas escolas e equiparar a diferença de 25,24% em relação à Rede Estadual entre 2012 e 2015.
A proposta foi rejeitada por unanimidade. Eles querem um reajuste maior, não de 6%, mas de 10%, para a partir daí ser negociada a equiparação restante nos próximos três anos.
A prefeitura alega que os recursos não são suficientes para atender o que sindicato pede, mas os educadores estão fazendo uma campanha, já há algum tempo, para que os recursos municipais amplie dos atuais 25% para, no mínimo, 30%. Por enquanto não haverá paralisação, porém, uma campanha de convencimento para os pais e comunidade em geral, para mostrar que a prefeitura não está valorizando a educação como deveria, mesmo ela sendo um dos setores mais importantes da sociedade, já está em andamento. Esse trabalho é feito com visitas a órgãos de imprensa, outdoors, campanhas em rádios e informativos.
Os educadores cobraram ainda a prefeitura sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações – PPCR, que vem sendo discutido desde o ano passado e até hoje está travado na prefeitura. O Simted está pedindo, também, uma reunião com a prefeitura nessa semana para continuar a negociação e mostrar a posição dos filiados.
Fonte: Folha de Dourados