06/06/2020 08h16 – Por: Folha de Dourados
Clique aqui e curta nossa página no Facebook
O biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido no Brasil como “Dr. Bactéria” foi o convidado do Programa Sensacional desta quinta-feira (4), apresentado por Daniela Albuquerque. Durante a entrevista, que rolou por meio de uma live, o biomédico fez uma revelação: “Não é necessário lavar ou aplicar álcool em toda a compra do supermercado”, disse.
A afirmação, é claro, vai contra a orientação de alguns especialistas, mas o biomédico explica, de forma bem didática, o motivo pelo qual a prática de lavar tudo pode ser classificada como exagero.
“Vamos supor que eu esteja com a Covid e eu espirre em cima de um aço inox. Se você colocar a mão lá e passar no rosto é capaz que você fique doente. Dez minutos depois, a quantidade de vírus ativos começa a cair e depois de duas horas não tem mais vírus ativos. Então, a compra do supermercado, caixas de leite, enfim, não tem mais vírus ativos. A pessoa precisa espirrar em cima”, explicou.
O biomédico Dr. Bactéria disse ainda que 85% das pessoas infectadas pelo coronavírus (Covid-19) não vão nem ficar sabendo que foram contaminadas pelo vírus. Segundo ele, é bem capaz que, futuramente, ao serem submetidas a exames, aí sim, estes infectados assintomáticos poderão ter ciência de que tiveram a Covid-19.
“Vamos supor que a pessoa fique doente. De sete a dez dias depois a pessoa começa a ter o primeiro anticorpo que é o IGM e, neste caso, quer dizer que a pessoa está com a doença ativa. Depois de uns vinte dias começa a ter o IGG que são anticorpos que são memória que farão que você nunca mais tenha a doença”, detalhou.
Dr Bactéria também deu uma dica infalível. Segundo ele, a aplicação de cloro com água naquela tapete que geralmente são colocados a entrada de casa, também conhecidos como “capacho” são eficazes para a eliminação de boa parte do coronavírus, (Covid-19).
“Lembrando que o capacho tem que ser de vinil, de material plástico. Você faz uma solução de três colheres de sopa de água sanitária por litro de água e joga neste capacho. Isso reduz a contaminação em mais de 95%. Por exemplo, se tiver um vírus ele morre em um minuto”, explicou.
Outra dica, de acordo com o Dr. Bactéria: mulheres e homens que usavm cabelos cumpridos devem lavá-los diariamente: “Não pode pegar o cabelo que você estava na rua o dia inteiro e por no travesseiro. Isso mesmo que ele fique preso”, finalizou
(TV Fama)