Os fortes ventos registrados na noite de sexta-feira (16) causaram diversos estragos em Dourados, especialmente nas regiões da Vila Matos, Vila Aurora, Jardim Universitário, Parque Alvorada e parte do Jardim Flórida. Rajadas que chegaram a 100 km/h derrubaram árvores de grande porte e até postes de concreto da rede de energia elétrica, deixando moradores sem energia elétrica e internet.
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, que esteve nos locais atingidos e falou sobre a situação durante uma live em suas redes sociais na manhã deste sábado (17). Segundo ele, a força do vento foi extrema e impossível de ser contida, mesmo com os trabalhos preventivos realizados pelo município.
O caso mais grave registrado até essa manhã, aconteceu no Altos do Indaiá, no prolongamento da Avenida José Roberto Teixeira, onde uma árvore caiu sob uma motocicleta, ferindo o piloto, que recebeu os primeiros socorros de equipe do Samu e, posteriormente, foi encaminhado ao Hospital da Vida.
De acordo com Marçal Filho, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros já estão mobilizadas desde as primeiras horas do dia para a retirada de árvores, galhos e outros entulhos. O trabalho, segundo o prefeito, será intensificado e seguirá de forma ininterrupta, inclusive neste sábado e ao longo do domingo, até que a cidade esteja totalmente limpa.
O prefeito também destacou que a recomposição da rede elétrica depende da concessionária Energisa, que foi acionada para substituir postes derrubados e restabelecer o fornecimento de energia nos bairros afetados. Em alguns pontos, a força do vento foi suficiente para arrancar postes de concreto do solo.
Durante a transmissão, Marçal Filho pediu compreensão da população, ressaltando que se trata de um fenômeno da natureza, impossível de prever ou evitar. “Mesmo com a remoção de árvores condenadas — cerca de 500 no ano passado e outras já neste ano — não há como segurar ventos de 100 km por hora”, afirmou.

A administração municipal reforça que seguirá trabalhando com intensidade para restabelecer a normalidade o mais rápido possível e orienta os moradores a evitarem áreas com risco de queda de árvores ou fiação elétrica.


