Juliel Batista –
A cidade de Dourados contou com um evento inédito para o Xadrez, a “International Rating Tournament (IRT), de Xadrez Rápido”. Em uma iniciativa conjunta de vários setores da sociedade, amantes do esporte e de órgãos públicos, o evento contou com 79 atletas de vários lugares do Brasil e do Paraguai.
Ocorrido no último sábado (20), a competição realizada no Centro de Convenções em Dourados, chamou a atenção do público pela grande participação de atletas de todos os cantos do país, e do Paraguai, e foi o primeiro evento FIDE (Federação Internacional de Xadrez), em solos douradenses.
Mostrando o peso do Xadrez em Mato Grosso do Sul, os três vencedores do torneio, conquistando os primeiros lugares, são oriundos do Estado:
- O Campeão no Absoluto foi Mestre Nacional Tiago Pereira Rodrigues (Campo Grande/MS)
- Vice-campeão Mestre Nacional Bruno Henrique Conti Pachioni (Corumbá/MS)
- 3° lugar Mestre Nacional Rubens Gazineu Neto (Campo Grande/MS)
Além do quarto lugar ter sido alcançado pelo Eric Adriel Areco Alvarenga, vindo do Paraguai para competir nesse torneio internacional.
Devido à forte presença do público e o interesse em se expandir ainda mais a modalidade por Dourados, Wilson Cezar Medeiros Alves e seus colegas, decidiram legalizar o “Clube de Xadrez, Dr. André Luiz Carvalho Greff”, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da modalidade na cidade.
Para que esse evento ocorresse, muitas parcerias foram fundamentais para o sucesso do torneio, desde o setor público que contribuiu. Setores e agentes como a FESMAX (Federação Sul-Mato-Grossensse), o Clube Amigos do Xadrez de Ponta Porã, na qual teve o seu presidente, Inácio Roeder, como árbitro principal do torneio, além de nomes como o do professor Agnaldo Santos, que tem um brilhante trabalho no desenvolvimento do esporte em Dourados, e do Clube de Xadrez Capablanca de Campo Grande, com um dos nomes mais respeitados na área, o do Mestre Nacional, Roberto Federizzi, foram fundamentais para o sucesso do torneio.
O grande objetivo dos nomes envolvidos nessa competição é levar o Xadrez para todos os lugares da cidade, e colocar Dourados, como um polo importante de competidores e com grande visibilidade nacional e internacional.

MN Tiago Pereira Rodrigues (campeão)
Árbitro Inácio Roeder/ Imagem: Márcia Adriana Freire Medeiros Alves

MN Bruno Henrique Conti Pachioni
Enxadrista Pedro Ernesto/ Imagem: Márcia Adriana Freire Medeiros Alves

MN Rubens Gazineu Neto
Árbitro Inácio Roeder/Imagem: Márcia Adriana Freire Medeiros Alves
