A Polícia Militar, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e a Guarda Municipal de Dourados programaram para a tarde deste sábado (27) a Operação “Lei Seca”, que visa inibir a bebedeira no trânsito.

O foco é o provável deslocamento de torcedores de Palmeiras ou Flamengo à região central da cidade para comemorar o título da Copa Libertadores da América, agendada para começar às 16 horas (MS), em Montevideu, Uruguai. 

Em nota encaminhada pela PM, revela que a intenção é levar segurança às pessoas que estão trafegando pelo município, utilizando equipamentos tecnológicos como etilômetro ativo/passivo. “As equipes de trânsito estarão munidas de subsídios técnicos para a retirada de motoristas que dirigem sob efeito de álcool das ruas”, diz trecho do material.

Equipamento alcolizer

De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Militar, a legislação permite atualmente que o motorista faça um “ensaio” passivo do teste de alcoolemia, sendo que através de uma entrevista o agente de trânsito faz a captação de partículas de álcool que eventualmente o condutor tenha ingerido.

A partir daí é oportunizado ao condutor efetivar o teste no bafômetro, sob pena de prisão em casos em que o teor de alcoolemia esteja superior a 0,3mg/l ou, em caso de recusa, apreensão imediata da Carteira Nacional de Habilitação, bem como multa de aproximadamente R$ 3 mil.

Neste caso não haverá a prisão do condutor, entretanto poderá ter a sua habitação suspensa por até 12 mês.

“Como as comemorações esportivas na cidade, principalmente de times populares, como é o caso desse jogo, são bastante movimentadas e, infelizmente, muitos ainda colocam a vida de terceiros em risco misturando álcool com direção e transitando de forma irregular nas vias, a operação visa coibir todos os excessos. Todo o efetivo utilizado nesta operação é especializado na fiscalização e repressão aos crimes e infrações de trânsito”, relata o material.

As notificações eletrônicas também dinamizaram muito essas ações, sendo que atualmente as multas já são lançadas de forma imediata no banco de dados do Detran/MS.

Bloqueios e fiscalização

Após às 16h, ocorrem ações limitando a circulação de veículos durante um período de tempo.

“Aos torcedores mais fanáticos e exaltados, a Policia Militar orienta a regular os excessos, não colocando pessoas em carrocerias de veículos, respeitando a capacidade máxima de pessoas em veículos de passeio e principalmente aos motociclistas sobre manobras perigosas e equipamentos proibidos, além é claro, do uso do álcool na direção”.

As ações ocorrerão para garantir a segurança das pessoas que usam as vias da área central no final de semana, a integridade do patrimônio dos comerciantes e residentes naquela área e também garantir a ordem e a paz social no período de sua execução.

Comentários do Facebook