22/07/2020 13h12 – Por: Folha de Dourados
Clique aqui e curta nossa página no Facebook
Criado no Facebook em 16 de julho de 2013, o grupo ‘Dourados, recantos e histórias’ reúne fotos dos moradores de Dourados desde a emancipação da cidade até os dias de hoje. Com o objetivo de contar a história da cidade, é possível achar fotografias antigas das famílias mais tradicionais da cidade, além dos primeiros registros da Usina Velha e outros locais do município.
No grupo (clique aqui para acessar, é possível encontrar registros das famílias fundadoras de Dourados, assim como alguns eventos que aconteceram na cidade, times de futebol, lugares que hoje são pontos turísticos do município e muito mais.
Confira os registros
José Marques e família (família do diretor da Folha de Dourados)
Esposa: Assunta
Filhos: Paula Márcia, José Henrique (diretor da Folha de Dourados) e Cristina.
Paulo e Lourdes
Data: 30/07/1970
Clory Capilé, Anízio Gnutzmann e família
Família tradicional de Dourados: Emilinha, Sérgio, César, Mariucia, Hermes Capile Gnutzmann, Ricardo, Renato Capillé Gnutzmann e Jackeline (Branca).
Ex-governador Dr. Pedro Pedrossian
Juca de Mattos, Sr.Ismahin Audi, Ex-governador Dr. Pedro Pedrossian, Totó Câmara, David Barbosa, Getúlio Campanholi
Lançamento da edição número 2 da Revista Arandu
Maria Lúcia Castro Lima Toulouei, Luciano Serafim, Carlos Magno Mieres Amarilha, Rolivaldo Queiróz, Nicanor Coelho e Cleber Soares.
Jornal O Rôlo
A história de Dourados é repleta de surpresas e uma delas também está na área da comunicação. Um curioso jornal, em forma de pergaminho, foi criado em 1959, pelo médico Joaquim Lourenço Filho e ganhou o nome de “O Rolo”.
Lourenço Filho morreu em 18 de novembro de 2008, mas na primeira edição do jornal ele lembra que teve ideia ao ler algumas coisas sobre o Egito Antigo “estava lendo alguma coisa sobre o Egito antigo, do tempo dos faraós e sobre os éditos reais que eram lidos nas aldeias: Porque (sic) não fazer um jornal com todas as características dos antigos papiros, dos éditos reais???”
O jornal teve apenas sete edições, mesmo sendo distribuído em duas fases. Segundo a jornalista Karine Segatto que realizou uma pesquisa sobre o assunto “O Rolo” teve sete números publicados com as datas de 25 de novembro de 1959, 20 de maio de 1960, 20 de dezembro de 1994 (aniversário de 59 anos de Dourados), 20 de janeiro de 1995, 20 de fevereiro de 1995, março de 1995 e julho/agosto de 1995. Sendo que na primeira fase os diretores eram J. Lourenço Filho, Noelle Gomes de Oliveira e Nicanor P. de Sousa e na segunda fase são identificados apenas o fundador como Dr. Joaquim Lourenço Filho e o editor Nicanor Coelho.
Sr. Zico e sua bicicleta
Da esquerda para direita: Marly Bitencourt, Terezinha, Zico, Lucia Bittencourt e Paulão Bittencourt.
Local: esquina do atual Banco Bradesco da Joaquim Texeira Alves e esquina com rua Dr. Nelson de Araújo.
Usina Velha Dourados
Em breve a parte dois aqui na Folha de Dourados
(Carlos Deanhaiha, Folha de Dourados)






