Juliel Batista –
Na noite desta quarta-feira (07), professores da educação especial estiveram presentes na Câmara Municipal para reivindicar demandas da categoria, como o direito à hora-atividade.
Representantes do SIMTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados), juntamente com a comissão de professores da educação especial, apresentaram as solicitações da classe, consideradas fundamentais para o aperfeiçoamento da aprendizagem dos alunos.
Inicialmente, a proposta era a realização de um discurso na Tribuna Livre — espaço concedido a entidades e setores da sociedade no Legislativo municipal. No entanto, a participação dos profissionais ocorreu por meio de uma conversa aberta com os vereadores Sérgio Nogueira (PP), Elias Ishy (PT), Inspetor Cabral (PSD) e com a assessoria do vereador Franklin (PT).
Mais de 50 profissionais compareceram à Câmara para apresentar demandas que consideram cruciais:
- Direito à hora-atividade
- Regularização da carga horária
- Regulamentação de pontos do concurso público de 2023
Essa última demanda foi destacada pelos professores devido, segundo eles, o entendimento da prefeitura sobre a aplicação de hora atividade para os professores da educação especial está equivocado.
As horas-atividade, de acordo com os educadores, são essenciais por garantirem um outro ambiente escolar, permitindo:
- Desenvolvimento de atividades adaptadas às necessidades de cada aluno
- Estudo e aplicação de metodologias inclusivas eficazes
- Garantia de um atendimento de qualidade, com respeito às individualidades
