Redação –
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou, nesta quarta-feira (4), o nível de alerta para chuvas intensas em Dourados. O município, que mais cedo estava sob alerta amarelo, passou a figurar em alerta laranja, classificado como situação de perigo, com previsão de tempestades, rajadas de vento e risco de transtornos.
De acordo com o aviso meteorológico, o alerta começou às 9h45 e segue válido até as 23h59 de sexta-feira (6). A previsão é de chuvas entre 30 e 60 milímetros, podendo alcançar acumulados de 50 a 100 milímetros por dia. As rajadas de vento podem variar entre 60 e 100 km/h, por hora.
O Inmet aponta risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Em caso de ventos fortes, a recomendação é que a população evite se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e choques elétricos. Motoristas também devem evitar estacionar próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, a orientação é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Para emergências ou mais informações, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
A previsão do tempo indica continuidade da instabilidade nos próximos dias. Para quinta-feira (5), são esperadas temperaturas entre 22°C e 31°C, com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Na sexta-feira (6), a mínima deve ser de 22°C e a máxima pode chegar a 36°C, com chuva isolada. Já no sábado (7), os termômetros podem variar entre 23°C e 37°C, com previsão de pancadas de chuva e trovoadas.
Além das chuvas, o calor segue elevado. Dados do Guia Clima, da Embrapa, registraram nesta quarta-feira temperatura máxima de 30,6°C às 13h19 e mínima de 21°C durante a madrugada. Por volta das 14h45, a temperatura era de 28,8°C, com sensação térmica de 32,4°C, índice considerado de muita atenção pelo monitoramento climático.


