Ocorreu neste final de semana, dias 1 e 2 de agosto, o evento BIG DAY DAS ARARAS-AZUIS, mobilização visando o levantamento e registro de araras-azuis na natureza. O evento é internacional envolvendo além do Brasil, a Bolívia e Paraguai, organizado pelo Instituto Arara Azul criado pela bióloga Neiva Guedes. O Instituto monitora a espécie em todo país e nos países vizinhos.
Em Dourados, apesar de pouco conhecida, há registros da espécie desde 2012 principalmente no distrito de Picadinha e arredores. Para este Big Day, o Clube de Observadores de Aves de Dourados, o COA Dourados, mobilizou observadores e contou, também, com participantes de outro estado. Os biólogos Kleber e Luciana vieram de Cascavel, PR, para registrar a espécie e participar do BIG DAY com a equipe COA CELEIROS. Enfrentaram 10 horas de viagem para este encontro com as araras azuis. Mas viram muitas outras espécies também.
O local escolhido foi uma fazenda no distrito de Picadinha. Com autorização dos proprietários a equipe rumou bem cedo para o local. A propriedade une produção e preservação de matas nativas que abrigam e alimentam as aves silvestres. Nesse local foram descobertas mais duas novas espécies de aves para Dourados: Maria-pechim e Aratinga-de-testa-azul. Dourados tem atualmente 309 espécies de aves registradas na plataforma Wikiaves.
As araras demoraram a chegar. Vieram as Araras-vermelhas e nada das azuis. Chegaram no final da manhã. Ao avistá-las, o biólogo Kleber ficou maravilhado e declarou em suas redes sociais: “4 indivíduos voando na nossa frente…juro, acho que foi um dos momentos que mais me arrepiou na vida…”
Os biólogos se encantaram com as araras-azuis livres em seu habitat. Em suas redes agradeceram às pessoas que atuam na preservação, e, principalmente ao proprietário da fazenda que mantém as árvores nativas que possibilitam a sobrevivência da espécie. O COA CELEIROS também agradeceu ao Sr. Paulo Teló, que entendeu a importância da atividade e gentilmente permitiu visita à sua propriedade.
Outra equipe do COA Dourados esteve na cidade vizinha de Itaporã para fazer avistamento e contagem. As araras azuis de Itaporã são monitoradas pelo Instituto Arara Azul.
Outros locais também foram visitados pelos observadores do estado vizinho como a RPPN Sítio Laranja Doce, no Distrito de Vila Vargas, onde fizeram belas fotos de aves.
A observação de aves em Dourados é coordenada pelo COA CELEIROS DO MS que realiza atividades de observação de aves em várias áreas da cidade. Para Leonardo Bordin, que coordena o COA, receber observadores de outros estados reforça o papel fundamental do COA CELEIROS DO MS na conexão entre as pessoas com a natureza. Para ele, a observação vai muito além do hobby, gerando dados valiosos para as plataformas utilizadas por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Além disso, promove conscientização da necessidade de preservar espécies ameaçadas de extinção, com o caso da Arara-azul.
Para Rodrigo Jefferson Trambuch, coordenador da CELEIRO DO MS, associação formada por 12 municípios que articula ações de desenvolvimento sustentável, empreendedorismo e integração regional, o Big Day mostra que a conservação pode caminhar junto com o turismo, a educação ambiental e o desenvolvimento das nossas comunidades.
O CELEIRO DO MS possui um enorme potencial para se consolidar como destino de observação de aves. O Big Day da Arara-azul é um passo importante para revelar essa riqueza, ampliar o conhecimento sobre as espécies existentes e construir uma agenda permanente de preservação, turismo e desenvolvimento sustentável para toda a região, pontuou ele.
Agora todos se preparam para a edição do BIG DAY de outubro!





