Redação –
O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, foi oficialmente reclassificado e está apto a operar voos comerciais. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (24), no Diário Oficial da União, por meio de portaria assinada pelo Ministério dos Portos e Aeroportos, representado pelo superintendente substituto de Infraestrutura Aeroportuária, Marcos Roberto Eurich.
Com a nova classificação AP-1 – dada a aeroportos com movimentação inferior a 600 mil passageiros anuais –, o terminal deixa de operar exclusivamente com aviação geral e táxi aéreo (categoria AP-0) e passa a atender companhias aéreas regulares, abrindo caminho para a retomada dos voos comerciais, suspensos desde maio de 2021, quando o aeroporto fechou para reformas na pista.
A Latam Airlines será a primeira companhia a operar no terminal após a reclassificação. A empresa já iniciou a venda de passagens e estreia em 8 de setembro, com três voos semanais para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), oferecendo conexões para diversos destinos nacionais e internacionais.
Apesar da reclassificação, as companhias preferem iniciar os voos regulares com a EPTA (Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicação e Tráfego Aéreo) já em funcionamento. A estação, que já foi licitada e está em fase de implantação, precisa ser homologada pelo DCEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) para garantir a segurança nas comunicações com as aeronaves, incluindo dados meteorológicos e operacionais.
Além disso, na última terça-feira (22), a Prefeitura de Dourados assinou convênio com o 2º Grupamento de Bombeiros Militar, formalizando a atuação da corporação nas atividades de resgate, salvamento e combate a incêndios no aeroporto – outra exigência da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e das companhias aéreas.
O prefeito Marçal Filho (PSDB) também busca atrair novas empresas para a cidade. Em maio, ele se reuniu com executivos da Gol Linhas Aéreas, em São Paulo, e aposta no incentivo fiscal estadual como instrumento para viabilizar o retorno da empresa a Dourados.