Evento faz parte da programação do Centro Cívico Pioneiros de Dourados, que inclui a tradicional seresta
No próximo dia 20 de dezembro, data em que Dourados completa 90 anos de emancipação político-administrativa, o CCPD (Centro Cívico Pioneiros de Dourados) promove uma homenagem àqueles que nasceram ou residem no município antes da criação, ou seja, 20 de dezembro de 1935. Além desse evento, ocorre a tradicional seresta, realizada há mais de 20 anos, na véspera do aniversário.
A homenagem é uma forma de agradecimento aos pioneiros com 90 anos ou mais, ainda vivos, pela contribuição com o crescimento e o desenvolvimento do município. “Nada mais justo agradecer essas pessoas que participaram e, são testemunhas vivas, de todas as etapas desse processo de transformação pelo qual nossa cidade passou e ainda passa, desde quando era apenas um povoado”, justificou o presidente do CCPD Rozemar Mattos Souza.
Os homenageados, em torno de 40 pessoas já catalogadas e, integrantes de várias famílias, receberão um certificado de agradecimento e participarão de um coffee break, em local ainda a ser divulgado. É uma forma de promover o reencontro de muitos que são conhecidos ou amigos, que não mantém contato há muito tempo e, de relembrar momentos importantes que, com o tempo caem no esquecimento.
O CCPD também está promovendo gravações de vídeos com os pioneiros, como meio de resgatar parte dos momentos históricos de Dourados, que ainda estão na memória dessas pessoas. “É um trabalho que requer tempo e dedicação que aos poucos estamos executando e, ao mesmo atuamos ainda para ampliar nosso acervo de documentos, que pretendemos colocar a disposição para pesquisa”, contou o vice-presidente Odilon Azambuja.
Seresta – Neste ano Dourados terá mais uma seresta na véspera do dia 20 de dezembro. Músicos colaboradores do Centro Cívico já estão preparados e prontos para “invadir” bares, lanchonetes e restaurantes da noite douradense, levando a boa música sertaneja, polca paraguaia, chamamé e outros ritmos culturalmente executados na região. Como sempre acontece, o primeiro local é o Shopping Avenida Center.
A cada ano a seresta atrai mais a curiosidade das pessoas, procurando saber detalhes sobre a dinâmica desse tour que é feito pela cidade. Alguns fazem questão de acompanhar a concentração dos músicos – o “esquenta” – que acontece no Hotel Bahamas. Outros preferem o shopping, já que o grupo percorre todo o complexo de lojas e, tem ainda os que preferem aguardar nos estabelecimentos por onde a seresta passa tradicionalmente.
O Centro Cívico Pioneiros de Dourados, cujo nome oficial é Centro Cívico, Histórico e Cultural 20 de Dezembro, é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2002 com a finalidade de resgatar e preservar a história da cidade, incluindo a cultura e o folclore local. Na diretoria estão representadas em torno de 40 famílias das mais de 200 consideradas pioneiras em Dourados, ou seja, aquelas que chegaram ao município antes de 1935.

