Redação –
Dois jovens, de 20 e 16 anos, foram apreendidos nesta quarta-feira (7) após se envolverem em relações sexuais com duas adolescentes, de 12 e 13 anos, no município de Caarapó. O caso é apurado pela Polícia Civil.
A ocorrência teve início após a mãe da adolescente de 12 anos procurar a polícia para registrar o desaparecimento da filha desde a terça-feira (6). Às autoridades, ela informou que a menina já havia desaparecido em circunstâncias semelhantes no ano anterior. A adolescente retornou para casa ainda no mesmo dia, mas, mesmo assim, a Polícia Civil deu sequência às investigações para esclarecer os fatos.
Segundo a apuração, as duas adolescentes estavam em uma praça no bairro Shalon quando conheceram os dois jovens. Em seguida, o grupo foi para a residência do adolescente de 16 anos, localizada na Rua Rui Barbosa. No local, houve consumo de bebida alcoólica e todos passaram a noite no imóvel.
Ainda conforme a polícia, durante a permanência na residência, o jovem de 20 anos manteve relação sexual com a adolescente de 12 anos. Com a identificação dos envolvidos, todos foram localizados e encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos.
Em depoimento, o rapaz de 20 anos confirmou a prática da conjunção carnal, alegando que a relação teria sido consensual. No entanto, conforme esclarecido pela Polícia Civil, o consentimento é juridicamente irrelevante, uma vez que a vítima é menor de 14 anos, o que caracteriza o crime de estupro de vulnerável, previsto no artigo 217-A do Código Penal.
Já o adolescente de 16 anos afirmou que mora sozinho no imóvel e que a jovem de 13 anos seria sua companheira. Mesmo assim, ele também será responsabilizado por manter relação sexual com a adolescente, conforme prevê a legislação.
O caso segue em investigação e os envolvidos permanecem à disposição da Justiça para as medidas legais.

