Doença renal crônica atinge 11% da população mundial
Saúde – 15/10/2009
A doença renal crônica já atinge 11% da população. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, cerca de 90% das pessoas não sabem que têm o problema, já que não há sintomas aparentes nos primeiros estágios.
Isso faz com que ocorra na maioria dos casos, o diagnóstico tardio, quando há insuficiência renal avançada e já é necessário fazer diálise ou transplante, o que poderia ser evitado.
O grupo de risco engloba idosos, obesos, diabéticos, hipertensos ou pessoas com histórico familiar, que devem fazer, uma vez por ano, exames de urina e de dosagem de creatinina no sangue.
“As pessoas que fazem parte do grupo de risco devem ter atenção especial às doenças renais, buscando a prevenção e evitando complicações futuras”. Explica o tutor doPortal Educação Alisson Daniel.
De acordo com especialistas, a doença Renal crônica tem cinco estágios. No primeiro estágio, a função renal é normal. Com o passar do tempo, a função dos rins diminui e, quando isso ocorre, há a insuficiência renal.
Além de ser grave por si só, a doença é uma das principais causas de problemas cardiovasculares, como acidente vascular cerebral (AVC) e morte súbita. Existem dois tipos de tratamento as medidas são tomadas de acordo com a gravidade da doença.
Fonte: Portal Educação



