A rapper sul-mato-grossense MC Anarandà dá início neste sábado (2) à turnê inédita “Ohenoi”, que percorrerá cinco cidades de Mato Grosso do Sul ao longo de maio. Todos os shows são gratuitos e acontecem sempre aos sábados, às 19h, levando ao público um encontro potente entre ancestralidade e vozes femininas indígenas de diversos povos do Brasil.
O circuito começa em Amambai, no dia 2, e segue para Antônio João (9), Dourados (16), Ponta Porã (23) e Campo Grande (30). Em cada cidade a MC Anarandà recebe uma convidada especial de projeção nacional, fortalecendo o intercâmbio cultural e geracional entre mulheres indígenas.
A primeira apresentação será na quadra da escola municipal da Aldeia Guapoy, em Amambai, território onde Anarandà nasceu e cresceu e a convidada é a cantora indígena Rozelaine Souza da etnia Guarani Nhandewa, que se apresenta pela primeira vez em Mato Grosso do Sul. O show será também um momento de reencontro para Anarandà , reunindo familiares, admiradores e pessoas que contribuíram com sua trajetória. Antes da música, o evento iniciará com as rezas tradicionais conduzidas pelas Nhandesy Lulu e Ilma, reforçando a espiritualidade e o pertencimento ao território.
“Essa é a realização de um sonho antigo: tocar nas comunidades, cantar e levar alegria para o meu povo, que tem sofrido muito com as violações de direitos humanos. Quero que todas e todos venham somar voz e ecoar nosso canto de reza, luta e celebração”, comenta Anarandà.
Em guarani,“Ohenoi” significa “chamado”, “convite” ou “chamada”(do verbo *henói*, chamar/convocar) – uma convocação para ouvir, sentir e fortalecer as vozes indígenas femininas, e essa turnê que foi contemplada pelo edital de Música da PNAB, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, convida as Kuñas – mulheres indígenas cantoras – para se apresentarem em diferentes cidades do estado. O projeto destaca a diversidade cultural dos povos indígenas, amplia a escuta das vozes femininas e celebra a ancestralidade em forma de canto, palavra e resistência.
As convidadas desta etapa da turnê são:

– Rozelaine Souza – Aldeia Guapoy, Amambaí (Guarani/Nhadewa)

– Siba Puri – durante a Assembleia da Kuñangue Aty Guasu, em Antônio João (Povo Puri)

– Kae Guajajara – em Dourados (Guajajara)


– Katu Mirim e Serena – em Campo Grande (Boe Bororo e Guató)
Sobre MC Anarandà

MC Anarandà é indígena Guarani Kaiowá, cantora, compositora, escritora, professora de língua materna, digital influencer e atriz. Nascida e criada na Aldeia Guapoy, em Amambai (MS), é neta de rezadores tradicionais e assumiu a missão de usar a música e a rima como instrumento de luta e resistência, dando visibilidade principalmente à realidade das mulheres indígenas de sua etnia.A artista já se apresentou em diversos estados do Brasil, além de países como Alemanha e Paraguai. Recentemente, recebeu o prêmio de melhor videoclipe com “Che Machu Mandu Akuemi”.
SERVIÇO – TURNÊ “OHENOI” – MC ANARANDÀ
Todos os shows são gratuitos.
AMAMBAI
– Data: 2 de maio (sábado)
– Horário: 19h
– Local: Quadra da Escola Municipal Ypyendy, Aldeia Guapoy
– Atrações: MC Anarandà e convida Rozelaine Souza abertura com as Nhadesy Lulu e Ilma
ANTÔNIO JOÃO
– Data: 9 de maio (sábado)
– Horário: 19h
– Local: Terra Indígena Cedro na Grande Assembleia da Kuñangue Aty Guasu
– Atrações: MC Anarandà e a convida Siba Puri e as Nhandesy’s da Kuñangue
DOURADOS
– Data: 16 de maio (sábado)
– Horário: 19h
– Local: Sucata Cultural – Rua Onofre Pereira de Matos, 815- Centro.
– Atrações: MC Anarandà e a convida Kae Guajajara e a rezadeira Nhandesy Claudiene
PONTA PORÃ
– Data: 23 de maio (sábado)
– Horário: 19h
– Local: Horto Florestal na Seletiva Estadual Batalha de Rimas
– Atrações: MC Anarandà
CAMPO GRANDE
– Data: 30 de maio (sábado)
– Horário: 19h
– Local: Estação Teatro do Mundo na Rua Barao de Melgaco, 177 – Centro
– Atrações: MC Anarandà convida Katu Mirim e Serena e a Rezadeira Nhandesy Adelaide
Mais informações 67 98116-7472



