Desde 1968 - Ano 56

14 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioBlog do Zé HenriqueDia Nacional do Ciclista: pedalar já é uma prática comum nas ruas...

Dia Nacional do Ciclista: pedalar já é uma prática comum nas ruas e estradas de Dourados

- Advertisement -

Essa pratica que já vinha crescendo tende a aumentar e se consolidar ainda mais, após a pandemia que impactou a humanidade o início de 2020

19/08/2020 08h53 – Por: Folha de Dourados

Clique aqui e curta nossa página no Facebook

Neste 19 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Ciclista. No Brasil e no mundo o uso da bicicleta como meio de transporte ou só para passeios aumenta cada vez mais.

Em Dourados já existem vários grupos que pedalam pelas avenidas, rodovias, trilhas nos campos e nas matas e em estradas rurais, sempre em busca de melhor qualidade de vida.

Essa pratica que já vinha crescendo tende a aumentar e se consolidar ainda mais, após a pandemia que impactou a humanidade o início de 2020.

O estímulo para pedalar aparece por vários motivos. Andar de bike fortalece a musculatura, auxilia na saúde do coração, reduz o estresse, melhora a respiração, ajuda no equilíbrio, emagrece, reduz o colesterol, tem baixo impacto nas articulações, controla a glicemia no sangue, regula a pressão arterial, elimina as toxinas do corpo, melhora a circulação sanguínea, rejuvenesce, enfim traz grandes benefícios para qualquer pessoa.

Ver ciclistas em grupos uniformizados, com capacetes, luvas e devidamente sinalizados tem sido uma cena cada vez mais comum nas ruas e estradas rurais da Grande Dourados.

Entre os vários grupos de ciclistas da cidade, destaca-se o Biketerapia Dourados, criado em 21 de agosto de 2017, portanto, completará três anos na sexta-feira. Segundo o fundador, o servidor público da área de saúde, Paulo Cesar Gabriel, o grupo tem hoje cerca de 50 componentes. “Buscamos pelo bem estar físico e mental através de uma prática que nunca perderá o charme, e pode ser considerada uma primeira habilitação”.

O uniforme do Biketerapia baseia-se em uma camiseta em tom amarelo, e as bicicletas são bem simples, chamadas bikes de entrada para iniciantes na prática.

Outra marca do grupo é a paridade entre os componentes, composto praticamente meio a meio, entre homens e mulheres. Mas, segundo Paulo Cesar, “com as mulheres se destacando e pedalando bem mais que os homens do grupo”.

O Biketerapia Dourados também destaca o papel dos demais grupos da cidade quanto suas organizações, dentre os quais o Pedal Livre serve de referência, sem deixar de valorizar os demais.

Paulo Cesar assinala que neste ano não haverá concentação por conta de os grupos estarem evitando algumas situações de aglomerações em espaço público. “O exercicio é um aliado a mais, mas o vírus ainda tem propriedades muito desconhecidas. Temos visto muitos atletas que também sucumbiram frente a doença, então temos de ter cautela, fé e cuidados recomendados pela ciência”, afirma.

Se ainda faltam motivos para você pedalar, precisa saber que mesmo pedalando poucas vezes na semana, já vai sentir grandes diferenças em seu corpo e mente. Portanto, se você pensa em pedalar, a hora é já.

Membros do grupo Biketerapia posam em frente de cachoeira do Rio Amambai, em Juti

Dia Nacional do Ciclista: pedalar já é uma prática comum nas ruas e estradas de Dourados

Dia Nacional do Ciclista: pedalar já é uma prática comum nas ruas e estradas de Dourados

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -