Guia LOPES – José Francisco Lopes.
Por José Tibiriça Martins Ferreira –
Nasceu na cidade São Roque de Minas, vindo a morar com a família no hoje estado de Mato Grosso do Sul, dedicou-se à pecuária. Participou da Retirada da Laguna, um dos conflitos da guerra do Paraguai, considerado herói do exército brasileiro, pois como exímio conhecedor da região, guiou as forças brasileiras na retirada de Laguna ao mostrar os caminhos aos soldados brasileiros que foram obrigados a fugir das forças paraguaias. Dentre eles estava o Visconde de Taunay que mais tarde escreveu um livro sobre o assunto, onde há muitos detalhes, cujo livro li na década de 70.
Guia Lopes faleceu em sua fazenda em 1868 de nome Jardim, na época pertencia ao município de Bela Vista -MS, onde está localizada hoje a cidade de Jardim-MS que se emancipou de Bela Vista-MS em 1953.
Para complementar os fatos históricos fui visitar seus descendentes, meus amigos de longa data na Picadinha, morando atualmente dois deles na Rua José Roberto Teixeira, 1.125, Jardim Flórida I em Dourados-MS.
No local mora Isidro Francisco Lopes, 84 anos, casado com Eva Ramona de Oliveira Lopes, moraram na Picadinha, casaram-se ali em 25/11/1978, cujo enlace foi realizado por meu pai Abílio Ferreira que foi o tabelião distrital até 1989. Sua mãe Marcelina Francisco Lopes, seu pai cujo chamava -se Izabeliano Parra. Eu a conheci na companhia dos filhos Gaudêncio, Gilberto, já falecidos, ambos casados com descendentes da família de Desidério Felipe de Oliveira, seus descendentes têm ainda pequena propriedade no distrito.
Ramão Francisco Lopes, viúvo, com 80 anos, outro filho, mora também em bairro da cidade de Dourados.
Francisco Francisco Lopes, solteiro, 86 anos, seu filho, aposentado mora também no endereço citado, foi quem deu-me as informações sobre sua descendência. Bisneto do Guia Lopes, sua mãe Marcelina, neta dele, filha de José Francisco Lopes Filho, era casado com Rufina Pedroso, falecido em 02/06/1905, também participou da Retirada da Laguna.
Na foto Francisco está segurando um quadro com a foto da sua mãe Marcelina, ao seu lado o sobrinho neto, Luís Olávio Pereira Lopes, 8 anos, com outro quadro em cuja foto José Francisco Lopes Filho está ladeado por dois militares do exército brasileiro.
José Francisco Lopes, o pai, o guia Lopes está sepultado no “Cemitério dos heróis” na cidade de Jardim-MS.