A assessoria militar da SES (Secretaria de Estado de Saúde) de Mato Grosso do Sul confirmou ao Dourados News que os atendimentos na modalidade drive-thru para testes rápidos da Covid-19 e coleta para exames RT-PCR, que acontecem na sede do Corpo de Bombeiros Militar, não serão suspensos em Dourados, como aconteceu em Campo Grande.

Na capital, o atendimento foi suspenso a partir desta terça-feira (23) e os postos da rede básica de saúde vão absorver a demanda. 

“Não será suspenso agora e também não temos nenhuma previsão de suspender esse atendimento em Dourados”, garantiu para a reportagem o coronel do Corpo de Bombeiros Marcelo Fraiha, assessor técnico militar na Secretaria Estadual de Saúde.

O serviço de drive-thru para realização de testes foi uma estratégia estadual adotada para otimizar a disponibilidade de diagnósticos do coronavírus.

Em Dourados, começou a funcionar no dia 25 de abril do ano passado. O atendimento era somente durante a semana e foi ampliado em junho de 2020, com testes realizados também aos sábados e domingos.

No total, conforme a SES, a média semanal é de dois mil testes entre rápidos e RT-PCR realizados por semana na cidade. O atendimento acontece somente por meio de agendamento prévio via telefone.

Conforme dados do boletim divulgado pela secretaria estadual na manhã de hoje, desde o começo dos atendimentos na cidade foram realizados um total de 12.474 testes RT-PCR sendo 3.842 casos positivos. De testes rápidos foram 11.295, sendo 2.250 positivos. 

A macrorregião de Dourados é a que mais preocupa atualmente o governo do Estado por conta da taxa de ocupação de leitos de UTI da rede do SUS (Sistema Único de Saúde).

O índice está em uma taxa de 91%. Este número supera a macrorregião da capital, Campo Grande (78%). Em seguida aparecem na lista os municípios de Corumbá (66%) e Três Lagoas (60%). Essas são as cidades com as maiores taxas de ocupação de leitos de Covid-19 no Estado atualmente.

COMO FUNCIONA

O atendimento do drive thru em Dourados funciona no quartel do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na Avenida Presidente Vargas, nº 1167, na Vila Progresso. O telefone para agendamento é o 67 3311-6263. A realização dos exames é gratuita, mas somente é possível mediante o agendamento prévio. (DouradosNews)

Comentários do Facebook