Apenas dois parlamentares se posicionaram contra o projeto de lei, apresentado pelo governador do estado, Antonio Denarium

Deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Roraima (AL-RR) aprovaram, na noite dessa quarta-feira (13/1), um projeto de lei de autoria do governador Antonio Denarium que legaliza o garimpo no estado.

O PL permite a exploração das terras sem estudo prévio, além do uso de mercúrio — substância altamente tóxica para o meio ambiente. Não há detalhes sobre quais áreas e minérios estão contemplados.

“Acredito que esse projeto leva ao trabalhador de Roraima a oportunidade de ter a dignidade conquistada pelo próprio chão e estado que vive”, prosseguiu o deputado Jalser Renier (Solidariedade), presidente da Casa.

O texto foi aprovado por 15 votos a dois. Apenas os deputados estaduais Evangelista Siqueira (PT) e Lenir Rodrigues (Cidadania) se posicionaram contra o projeto, que agora segue para sanção do governador do estado.

“Nossas águas já estão contaminadas por mercúrio”, disse Lenir. “O projeto é extremamente danoso ao meio ambiente. Devemos buscar alternativas de trabalho, mas dentro de um ambiente sustentável”, completou Evangelista.

Um dos parlamentares que votaram a favor do PL foi Jeferson Alves (PTB), que, em fevereiro do ano passado, cortou com uma motosserra e um alicate de pressão uma corrente que protegia há anos uma área indígena.

“Eu sou um defensor do garimpo, tanto na área que não seja indígena, quanto na área indígena, desde que esteja em consentimento com as comunidades. Que a última palavra seja deles”, disse o deputado, ao explicar o voto. (Metrópoles)

Comentários do Facebook