Desde 1968 - Ano 56

22.2 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioPolíticaDecisão unânime: PT de MS lança Giselle Marques ao Governo e Tiago...

Decisão unânime: PT de MS lança Giselle Marques ao Governo e Tiago Botelho ao Senado

- Advertisement -

A advogada Giselle Marques e o professor universitário Tiago Botelho foram confirmados na manhã deste sábado (02) pré-candidatos do PT ao Governo do Estado e ao Senado, respectivamente.

A decisão foi unânime no Encontro Estadual (realizado no formato online) que contou com cerca de 150 delegados e delegadas representantes das diferentes correntes do partido.

Ao contrário de outros partidos, o PT realiza encontros estaduais de tática eleitoral para debater plano de governo, candidaturas e politica de alianças. Depois, dentro do calendário eleitoral, as decisões serão referendadas em convenção partidária.

As táticas estaduais, contudo, se submetem à tática nacional e as decisões sobre candidaturas majoritárias, chapas proporcionais e alianças nos estados serão discutidas com a direção estadual, decididas em consonância com as normas e diretrizes estabelecidas na resolução de tática pela Direção Nacional, em qualquer momento do processo.

Para este ano, o regimento interno preconiza que “a chapa final e a definição sobre coligações estaduais somente poderão ser concluídas após a aprovação da Direção Nacional, cabendo à Comissão Executiva Estadual providenciar o registro das candidaturas perante a Justiça Eleitoral”.

Portanto, os nomes da advogada de Campo Grande e do professor universitário de Dourados terão de ser referendados pelo diretório nacional do partido.

Em relação às candidaturas proporcionais, o encaminhamento dado foi que os ajustes necessários nas chapas para deputados(as) estaduais e federais serão feitos pela Executiva Estadual. Dentro da Federação PT-PV-PC do B, os petistas lançarão 05 deputados federais e 20 deputados estaduais.

Decisão unânime: PT de MS lança Giselle Marques ao Governo e Tiago Botelho ao Senado
Tiago Botelho e Giselle Marques

Entre os convidados do Encontro estava o deputado federal, José Guimarães (CE), e coordenador nacional do Grupo de Trabalho Eleitoral do PT, que destacou a necessidade da construção, em Mato Grosso do Sul, de um palanque forte para a candidatura de Lula à Presidência da República.

Um dos assuntos debatidos foi a necessidade do trabalho de reconstrução das políticas públicas que foram atingidas nos últimos anos e que para isso é importante fortalecer o campo da esquerda no Estado.

O Encontro Estadual aconteceu depois que nove encontros regionais terem mobilizado os militantes do partido por todo Estado, criando campos de discussão para entender as necessidades de cada região e construindo juntos uma unidade em torno das candidaturas majoritárias apresentadas.

Os debates culminaram em reforçar as pré-candidaturas de Giselle Marques para o Governo do Estado e de Thiago Botelho para o Senado Federal.

“Como resolução do encontro nós podemos apresentar ao diretório nacional uma unidade em torno das candidaturas de Giselle e Tiago. Que essa unidade se estenda também à federação e ao campo da esquerda no Estado. Para que possamos apresentar um palanque forte para o Lula e de fato disputar o Governo do Estado”, afirmou o presidente do partido Vladimir Ferreira.

“Que alegria representar o projeto de mudança do MS, com geração de emprego e renda, inclusão dos indígenas, quilombolas e assentados no Orçamento Público. Acima de tudo, que honra poder conduzir o palanque do Lula no MS.”, celebrou Giselle.

Para Tiago Botelho “o papel do senador é defender seu estado por meio de projetos de leis. Ao longo da minha vida me preparei juridicamente para poder defender os interesses do povo, do meio ambiente e da sociedade sul-mato-grossense. Estou feliz com a unanimidade no partido em defender a minha candidatura. Estou pronto para ajudar o Lula e a Giselle na reconstrução do Brasil e de MS”.

Em relação às candidaturas proporcionais, o encaminhamento dado foi que os ajustes necessários nas chapas para Deputados(as) estaduais e federais será feito pela Executiva Estadual.

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -