Imagine 21 dias de estrada cruzando cinco países da América do Sul a bordo de um ônibus? A partir de 26 de dezembro, o jornalista Ariosto Mesquita (mineiro, radicado em Campo Grande, inicia esta aventura em uma expedição embarcando em São Paulo, com uma parada em Foz do Iguaçu para, em seguida, mergulhar nos encantos do Chile, Peru, Bolívia e Argentina. A iniciativa é um investimento próprio, sem qualquer patrocínio ou compromisso profissional prévio. Por outro lado, o profissional pretende registrar a viagem em textos, fotos e vídeos para, posteriormente, transformar a experiência em um amplo relato.
O ônibus a ser utilizado é um Marcopolo(Double Decker) 2024/2025 que promete unir conforto e tecnologia, configurado com poltronas individuais Leito Cama Next com massageador (controles individuais) e chassi Scania K450 8×2. A expedição100% rodoviária prevê passar por 70 pontos turísticos/históricos (principalmente relacionados ao Império Inca), cruzando extensos trechos na Cordilheira dos Andes (sobretudo no Chile) e na região do Lago Titicaca (Peru/Bolívia).

A maior permanência será de quatro dias na região de Cusco, no Peru, para visita ao Vale Sagrado dos Incas, viagem de trem até Águas Calientes, Machu Picchu, Parque Arqueológico de Pisaq, Urubamba, dentre outros pontos. A virada de ano será em Arica (Chile) às margens do Oceano Pacífico. Em seguida, o ônibus entra pelo Peru, onde está previsto um circuito em deserto, com pernoite em um oásis.
A expedição também tem em seu roteiro o Deserto do Atacama, Linhas de Nazca, Salar de Uyuni, Salta (Teleférico San Bernardo), Ica e Puno/Isla de los Uros. A programação alterna pernoites em trânsito com hospedagens em hotéis pelos cinco países percorridos. O retorno a São Paulo está previsto para 16 de janeiro de 2026, de onde Mesquita retornará à sua residência, em Campo Grande.

