Livro com crônicas inéditas de Glorinha e textos de 32 autores será lançado em drive thru nesta quarta

24/08/2020 07h28 – Por: Folha de Dourados

Clique aqui e curta nossa página no Facebook

Por Edson Moraes

Dias antes de morrer, Maria da Glória Sá Rosa enviou a Valter Jeronymo, da Life, a editora responsável pela publicação de seus últimos livros, cinco das crônicas escritas para o próximo, a ser lançado naquele ano. Não deu tempo. Glorinha sofreu um AVC, foi internada e em 28 de julho de 2016, aos 88 anos, fechou os olhos pela última vez.

Morria um ser humano excepcional, daqueles raríssimos que presenteiam a humanidade com sabedoria, serenidade, afeto e férteis lições de generosidade e entregas humanistas, além de enriquecer o conteúdo da personalidade cultural de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Aquela cearense de Mombaça deixou a Terra, mas também na Terra deixou um legado de valor inestimável para o conhecimento e a afirmação artístico-cultural do povo.

Com apenas cinco textos Jeronymo entendia não ser possível nem considerável publicar obra literária à altura. Decidiu então produzir um outro contexto literário para perpetuar os inéditos escritos e, ainda, prestar homenagem a Glorinha. O restante do conteúdo seriam crônicas e artigos autorais de 32 escritores residentes no Estado. “Quando íamos eu e a Glorinha ao interior lançar suas obras, com frequência ela recebia o carinho de autores que eram seus ex-alunos e fizeram dos seus ensinamentos a chave do ingresso para as atividades literárias”, lembra Jeronymo.

O editor continua, contando que após a morte de Glorinha passou a pensar numa forma de homenagear a mestra tão querida por todos. “Era preciso reunir e publicar os seus textos inéditos. Em 2018, num evento, encontrei-me com a escritora Sylvia Cesco e lhe falei da minha idéia, convidando-a para organizar uma obra que envolvesse ex-alunos, admiradores e outros escritores já conhecidos. Sylvia aceitou de imediato e fomos em busca da autorização da família, dada pelo Dr Luís Fernando Sá Rosa”.

A ORGANIZAÇÃO – Depois de propor alguns nomes para o livro, a escritora Sylvia Cesco deu-lhe o título que parece ter caído como uma luva: “A Glória Desta Morena”. Foi uma escolha inspiradíssima da organizadora. Sylvia Cesco, uma das grandes amigas, admiradoras e conhecedoras das obras de Glorinha Sá Rosa, revela que levou mais de ano e meio colhendo e revisando textos autorais dos 32 convidados. “Não foi um trabalho fácil, confesso. Mas faria tudo de novo em agradecida memória à nossa querida mestra Glorinha”, afirma.

Parte dos autores convidados pertence a instituições literárias, entre elas a Academia Sul-mato-grossense de Letras (ASL), o Instituto Histórico e Geográfico (IHGMS) e a União Brasileira de Escritores (UBE-MS), da qual Sylvia Cesco é a presidente. “Um dos critérios que procurei manter foi o de dar visibilidade e espaço a cronistas e contistas que ainda têm seu talento literário pouco conhecido. Afinal, a mestra sempre nos ensinou que “a Literatura, como toda Arte, permite a construção de um espaço de igualdade entre os homens”.

O livro foi organizado em três partes. A primeira, com textos dos convidados. Já na segunda, com as vozes das instituições por onde Glorinha passou. E, por fim, os textos inéditos que ela deixou. “Não foi um trabalho fácil, confesso. Mas faria tudo de novo, em agradecida memória à nossa querida mestra”, enfatiza Sylvia.

Reconhecida, Sylvia faz seus agradecimentos “aos que aceitaram o convite para participar desta obra, numa clara demonstração de confiança em nós, e de afeto pela Glorinha; à amiga Marília Leite, que arregaçou as mangas comigo para entregar um livro à altura; ao Max, da Sectur [Secretaria Municipal de Cultura e Turismo] e à Mara Caseiro, da Fundação Estadual de Cultura, pelo efetivo apoio para a realização do evento”.

No lançamento em drive thru – que faz parte da programação festiva pelos 121 anos de Campo Grande – não haverá autógrafos e ninguém precisará sair do veículo. O autocine da UFMS tem espaço para 100 carros. Será projetado um vídeo sobre a obra e o papel de Glorinha Sá Rosa. Para adquirir o convite – que é gratuito – basta entrar em contato com Valter Jeronymo pelo telefone ou whatsapp (67) 9 9297-4890. Restam poucos convites e cada um dá direito à entrada de um veículo, com espaço para cinco pessoas.

Sylvia Cesco e o livro que ela organizou sobre Glorinha Sá Rosa

Valter Jeronymo, da Editora Life - Foto: Divulgação

Comentários do Facebook