A Biblioteca Municipal Prof. Chester Soares Bonfim, localizada na Praça do Cinquentenário, está em estado crítico de abandono. Por meio de indicação protocolada na última semana, a deputada estadual Prof.ª Gleice Jane (PT) solicitou a realização urgente de manutenção e reparos estruturais no espaço cultural ao prefeito de Dourados, Marçal Filho (PSDB), e à secretária municipal de Cultura, Gisella Silva Melo. A biblioteca foi fechada em 2020, devido à pandemia de Covid-19, e reabriu em agosto deste ano, em meio à deterioração de sua estrutura e acervo literário.
A indicação apresentada na Assembleia Legislativa de MS (ALEMS) elenca uma série de problemas. Dentre eles, paredes com infiltrações, teto danificado, banheiros sem portas, iluminação precária e falhas na rede elétrica. O espaço ainda necessita de equipamentos básicos, como um bebedouro, para uso da comunidade e de trabalhadores. Além disso, o acervo de livros está defasado, com edições muito antigas, anteriores ao último acordo ortográfico.
A denúncia é fruto do compromisso em representar a sociedade civil. A Prof.ª Dra. Márcia Bortoli Uliana, coordenadora do projeto “O patrimônio cultural em Dourados” (PICTEC/FUNDECT), teve grande atuação para a reabertura da biblioteca e traz à tona o descaso com o espaço público, que precisa de cuidados básicos, como apara de grama. “A gente até conseguiu que a biblioteca fosse reaberta, mas ela ainda não tem condições mínimas para atividades de leitura com um conjunto significativo de alunos”, relata a professora.
Gleice Jane defende que a biblioteca desempenha papel fundamental no incentivo à leitura, na formação cidadã e na promoção da convivência social. A Lei Estadual nº 6.156/2023, de autoria da deputada, reforça a importância de valorizar esses espaços públicos, para estimular ações que ampliem o acesso à leitura e à cultura, como feiras literárias, contação de histórias, concursos, palestras, encontros com autoras e autores, além da criação de ambientes acolhedores e lúdicos nas bibliotecas públicas.









