Desde 1968 - Ano 56

17.3 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioEconomiaCrescimento discreto da economia pressiona empresariado por estratégias mais eficazes em 2026

Crescimento discreto da economia pressiona empresariado por estratégias mais eficazes em 2026

Consultora orienta papel do planejamento de marca e trata ativo como ‘saída’ para empresas em meio à incertezas

A projeção de um crescimento econômico discreto para o Brasil no próximo ano, conforme apontado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), pressiona o empresariado a adotar estratégias mais eficazes para garantia de sobrevivência em meio às incertezas. A avaliação é da publicitária Beatriz Baena, que vê no planejamento de marca um ativo essencial para as empresas enfrentarem o cenário.

A consultora de gestão de marcas acredita que o planejamento de marca funciona como uma “saída” em meio às incertezas. “Se a gente considerar os indicadores que se apresentam, vamos reconhecer que a atuação do empreendedor brasileiro é pra lá de desafiadora. No entanto, é preciso racionalidade e consciência de que o coração de um negócio é sua marca. Ela é o ativo de venda, diferenciação e satisfação de um mercado cada vez mais exigente e instável. Diante disso, uma gestão estratégica da marca é o que permitirá às empresas manter a competitividade e adaptar suas operações à nova realidade do consumo”, afirma Beatriz.

Desaceleração

A análise da publicitária está baseada nos dados da Carta de Conjuntura mais recente, do Ipea. O documento revisou para baixo a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país, estimando uma alta de 2,2% em 2025 e de 1,6% em 2026.

O principal ponto de atenção para o comércio e serviços é a forte desaceleração projetada para o Consumo das Famílias. Segundo o Ipea, o indicador deve sair de uma alta observada de 4,8% em 2024 para apenas 1,5% em 2026.

Essa perda de fôlego reflete, em grande medida, os efeitos da política monetária contracionista. O Ipea destaca que o ciclo de alta de juros, com a taxa Selic mantida em 15% ao ano, impacta a economia.

Incertezas no cenário

O documento do Ipea também detalha as incertezas que reforçam a necessidade de planejamento estratégico apontada pela especialista.

Além do cenário interno de juros elevados, o instituto foi surpreendido por um fator externo: o anúncio de tarifas punitivas pelo governo dos EUA à importação de centenas de produtos brasileiros.

Essa medida, que afeta diretamente cerca de US$ 22 bilhões em exportações brasileiras, já foi incorporada aos cálculos. O Ipea estima um impacto negativo das tarifas sobre o PIB de 0,3% em 2025 e 0,2% em 2026 , contribuindo para a revisão geral do crescimento.

É em meio a essas projeções, muitas vezes sequer interpretada pelo microempreendedor, que se ancora a retração dos pequenos e médios negócios.

“Ao entender essa realidade, o empresário passa a estar consciente de que é preciso planejar. O planejamento antecipa todos os fatores de riscos e oferece mecanismos de ação que buscam superar esses desafios. Entrar em 2026 sem um bom planejamento é já começar o ano perdendo para a concorrência”, destaca Beatriz.

Contraste

O desafio para o empresariado ocorre em um cenário complexo. A desaceleração do consumo acontece mesmo com o mercado de trabalho “particularmente aquecido”.

O Ipea informou no documento que a taxa de desocupação atingiu o menor patamar da série histórica, iniciada em 2012. Da mesma forma, o rendimento médio real do trabalho e a massa salarial real também alcançaram os picos da série.

Apesar disso, o instituto nota que o consumo de bens mais sensíveis ao crédito já demonstra acomodação, enquanto a inflação de serviços segue pressionada pela demanda aquecida.

Para Beatriz, se o consumidor for capaz de enxergar valor na relação com as marcas, ele se manterá motivado a direcionar seus investimentos sob o critério da confiança e da solidez. “Quando a gente se coloca numa zona de economia, há uma preocupação em investir com o mínimo de erro possível. Em negócios não essenciais, e até mesmo naqueles que o consumidor não pode deixar de fora do orçamento familiar, vai pesar a relação de confiança e aspectos de experiência que as marcas tem condições de explorar. Muito além de preço e promoção, o consumidor busca quem é capaz de se colocar na mesma posição que ele. E isso é papel da marca”, finaliza.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS