fbpx

Desde 1968 - Ano 56

32.5 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioPolíticaCPI da Covid, vida de gado, caso de polícia, sem máscara e...

CPI da Covid, vida de gado, caso de polícia, sem máscara e extremistas

Tá dito: “Repórter: Como podem homens sem Deus serem bons? José Saramago: Como podem homens com Deus serem tão maus? ”

José Henrique Marques

Ao trabalho – Com a aparente pacificação após percalços iniciais como troca na relatoria, ingerências externas e farpas entre vereadores, enfim, os membros da CPI da Covid em Dourados devem aprofundar os trabalhos a partir dessa semana, convocando pessoas para depor, ouvindo testemunhas, requisitando documentos, realizando diligências e outros procedimentos regimentais.

Vida de gado – Um amigo veterinário lembrou que locais acometidos com surtos de febre aftosa ficam “interditados” num raio de 25 quilômetros. Nenhum bovino entra ou sai até que a doença seja controlada. Como a vida humana deve valer pouco para o tal “mercado”, para que providência similar para combater a covid-19, né? Sem sacrifícios, evidentemente.

Trombada – Ainda sem titular definido na Secretaria de Saúde de Dourados, os problemas nessa área vital da administração municipal acumulam e viram caso de polícia. O demissionário diretor-técnico da Upa, o médico Gecimar Teixeira Junior, foi acusado na Polícia Civil por uma funcionária, na segunda-feira passada (05), de negligência quanto aos plantões médicos. Detalhe: o denunciado é indicação do vice-prefeito Guto Moreira (PL) e a denunciante, Angela Maria Azevedo Cardoso, é indicada do prefeito Alan Guedes (PP).  

Socialistas – Num cenário de polarização entre a extrema-direita com Jair Bolsonaro e a esquerda com Lula, cresce a viabilidade eleitoral do PSB, inclusive em Mato Grosso do Sul. A legenda escapa da denominação “comunista”, fantasia incutida na cabeça dos incautos e dos paranóicos pelos fascistas que saíram dos armários nos últimos anos, e também do extremismo irresponsável e beligerante do bolsonarismo. O PSB tem tudo para ocupar o espectro, ainda moderno, da social-democracia abandonado pelo PSDB quando chegou ao poder com Fernando Henrique Cardoso.

Deslize – A fotografia de Alan Guedes, sem máscara, dentro de um dos cinco novos ônibus da frota da concessionária que explora o transporte coletivo urbano de Dourados viralizou nas redes sociais no fim de semana. Não pode! Registre-se que o prefeito tem respeitado os protocolos de contenção à pandemia. Foi um vacilo que poderia ter sido evitado se a assessoria estivesse atenta.

CPI da Covid, vida de gado, caso de polícia, sem máscara e extremistas

Governo MS – Pelo menos em Dourados, o pessoal que se habilitou no processo seletivo da Secretaria de Estado de Educação no início deste ano, ao cargo de Técnico de Suporte de Tecnologia, está impaciente com a demora na contratação, já que até agora nenhum dos selecionados teria sido convocado.

Vacina – Centenas, talvez milhares de doses de vacinas anti convid-19 teriam ou estariam sendo desperdiçadas em Dourados. Ocorre que o frasco com 10 doses, depois de aberto, tem validade de seis a oito horas, e muitos postos não conseguem convocar, a tempo, os cadastrados para tomar o excedente, que pode ser qualquer pessoa acima de 18 anos, com prioridade aos idosos com doenças crônicas.

ENQUETE

MAIS LIDAS