Homem chegou a ficar na UTI, mas já está recuperado

A nova cepa do coronavírus P.1 está em Mato Grosso do Sul. A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, nesta quarta-feira (3). 

O paciente é um homem de 37 anos, morador de Corumbá, que veio de Manaus. 

A amostra dele foi encaminhada ao IAL (Instituto Adolfo Lutz), em São Paulo, para sequenciamento genético e verificação, que confirmou a presença da variante. 

“Confirmou-se o caso… Ele esteve em Manaus, foi internado, ele tem comorbidades, foi comprovado através do estudo de sequenciamento genético que ele é portador da P.1.”. 

“Esse cidadão conseguiu sair do processo de UTI, está em processo de recuperação pós-covid”. 

O caso do paciente segue sendo monitorado, assim como pessoas que tiveram contato com o homem corumbaense. 

“Essa variante não está só em Corumbá, pode estar também na grande Dourados, isso é preocupante”. 

Nova variante

A nova cepa, que ganhou o nome de P.1, foi flagrada pela primeira vez no dia 10 de janeiro em quatro indivíduos que desembarcaram em Tóquio, no Japão, após uma viagem para o Amazonas.

Além disso, conforme Resende, MS também foi registrada o primeiro caso de síndrome inflamatória múltipla. O caso seria de um adolescente, de 15 anos, que morreu em outubro. 

“Tivemos também a confirmação da síndrome inflamatória múltipla em pediatria, de um caso que foi a óbito em outubro. Por vários critérios, o Ministério de Saúde catalogou ele com a síndrome, que é derivada do covid-19”. (Top Mídia)

Comentários do Facebook