Desde 1968 - Ano 56

35.9 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioEstadoCorumbá recebe primeiro Hospital Veterinário de campanha do país

Corumbá recebe primeiro Hospital Veterinário de campanha do país

Estrutura vai tratar de animais atingidos por incêndios no Pantanal e atropelamentos na BR-262

Foi lançado nesta terça-feira (26), em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, o primeiro Hospital Veterinário de campanha com o intuito de melhorar o atendimento a animais silvestre do Pantanal, através do programa Resgate+.

Estiveram presentes o secretário da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) Jaime Verruck, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina e a primeira-dama Michelle Bolsonaro, onde apresentaram toda a estrutura para auxiliar no trabalho na região mais afetada pelo fogo nos últimos anos.

O primeiro Hospital Veterinário de Campanha do país vai tratar animais atingidos por incêndios no Pantanal e por atropelamentos na BR-262, fruto de uma parceria do Ministério do Meio Ambiente, com o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e a iniciativa privada.

“No ano passado fizemos um trabalho organizado para o resgate de animais que culminou na criação do Gretap, um grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal, formado por diversos parceiros que seguem atuando no atendimento específico aos animais silvestres da região pantaneira. O Hospital de campanha vem como reconhecimento do Governo Federal ao trabalho que desenvolvemos na região”, afirmou Verruck.

Entre os objetivos estratégicos do Resgate+ está disponibilidade de bases operacionais “estrategicamente localizadas, com pessoal treinado e equipamento específico, para realizar as ações de afugentamento, resgate, salvamento, assistencialismo e recuperação de fauna silvestre em situação de risco e vulnerabilidade”. Além de ações de capacitação, educação ambiental e cidadania.

A ministra Tereza Cristina, do Mapa (Ministério de Agricultura e Pecuária), destacou que o Brasil tem a missão de mostrar na COP 26 que cuida e preserva a biodiversidade e o Programa Resgate + vem para corroborar isso. “Este é o primeiro de muitos hospitais de campanha que teremos e importante que ele tenha vindo para o bioma mais bonito do país, que é o Pantanal, e que tem grande importância para a biodiversidade nacional”.

O hospital contará com as seguintes áreas internas: 2 salas de triagem; 2 salas de atendimento; sala de fluidoterapia e monitoração; sala de anestesia e preparo; sala de cirurgia; almoxarifado/farmácia; vestiário/paramentação e banheiro; sala de apoio e recuperação de animais. (TopMídiaNews)

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS