O Corpo de Bombeiros Militar de Dourados realizou nesta terça-feira (14) um treinamento para formação de brigada contra incêndio e pânico. Cerca de 20 servidores da Central de Atendimento ao Cidadão passaram pela capacitação. A ação busca preparar a equipe para lidar com adversidades no ambiente de trabalho enquanto aguardam o socorro especializado.

O curso é de nível médio, para iniciantes. O 1º sargento Santos, do 2º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar), explica que esse é o primeiro curso que um brigadista precisa fazer para realizar o auxílio ao socorro.

“Nós ensinamos técnicas de primeiros socorros e a maneira correta de agir quando nos deparamos com uma situação de possível incêndio. Por exemplo, toda empresa precisa disponibilizar extintor de incêndio e, em uma situação com fogo, se não for possível extinguir, o primeiro passo é tentar tirar toda a população do local”, pontuou.

Além disso, com o curso, os brigadistas aprendem a manter a calma e informar as equipes de socorro de forma direta e explicativa. “Muitas vezes a população, por conta do susto, não conseguem explicar qual a situação de risco. Com parte dos servidores treinados, isso pode melhorar a comunicação”, ressaltou.

Comentários do Facebook