Coreia do Norte posiciona míssil em plataforma de lançamento
Mundo – 25/03/2009
A Coreia do Norte já posicionou, nesta quarta-feira, o míssil militar Taepodong-2 em uma plataforma de lançamento na sua costa leste, no primeiro sinal efetivo de preparação para o lançamento de um satélite de telecomunicações anunciado para entre 4 e 8 de abril deste ano, informa a agência japonesa Kyodo. O lançamento é criticado por Estados Unidos e Coreia do Sul como disfarce para o teste de um míssil de longo alcance que poderia atingir até mesmo o Alasca.
A informação não foi confirmada pelo Pentágono. ‘Eu não posso comentar assuntos de inteligência específicos’, disse o coronel americano Gary Keck, porta-voz da instituição.
A Coreia do Norte anunciou em fevereiro sua intenção de lançar um satélite de telecomunicações. Em 1998, Pyongyang já havia provocado atritos com Tóquio ao disparar um foguete –que disse ser um satélite– que passou sobre o território japonês e caiu no Pacífico. Em 2006, o regime lançou um míssil Taepodong 2 que explodiu no ar menos de um minuto após o lançamento.
O diretor de Inteligência Nacional dos EUA, Dennis Blair, afirmou no início deste mês, contudo, que tudo indicava que a Coreia do Norte vai efetivamente lançar um satélite.
Os poderes regionais e os EUA afirmam que o lançamento norte-coreano é uma violação da sanção do Conselho da ONU (Organização das Nações Unidas) que proíbe o país de fazer testes balísticos.
Analistas apontam que a Coreia do Norte precisa sete a dez dias para se preparar para o lançamento de míssil. Com o míssil na plataforma de lançamento, os satélites espiões internacionais podem acompanhar o lançamento.
Pyongyang afirmou em 24 de março passado que qualquer tentativa do Conselho de Segurança da ONU de interceptar o lançamento do satélite iniciará uma guerra e será o passo efetivo para o fim das conversas internacionais pela desnuclearização do país.
Fonte: Folha Online



