O Corinthians faz história e é o grande campeão da Copa do Brasil de 2025! Em um jogo repleto de emoções no Maracanã, neste domingo, 21, o Timão bateu o Vasco da Gama no confronto de volta por 2 a 1 e levantou a taça do torneio pela quarta vez em sua história. Enquanto Yuri Alberto e Memphis Depay marcaram para os visitantes, Hugo Moreira descontou para os mandantes.
Com o resultado, a equipe paulista volta a se sagrar campeã nacional depois de oito anos. O último título do clube havia sido em 2017, quando conquistou o Brasileirão.
Agora, Vasco e Corinthians encerram definitivamente suas temporadas e se reapresentam já em janeiro de 2026, com foco na disputa de seus respectivos campeonatos estaduais. Os dois clubes, inclusive, foram os últimos do futebol brasileiro a entrarem em período de férias.
O primeiro tempo no Maracanã foi completamente diferente do jogo de ida, na Neo Química Arena, que terminou empatado em 0 a 0. O Vasco teve mais presença ofensiva e controlou a posse de bola na maior parte da etapa, mas encontrou dificuldades para transformar o volume em chances claras.
Mesmo com menos tempo no ataque, o Corinthians saiu na frente aos 17 minutos. Matheuzinho apareceu livre pela direita e encontrou Yuri Alberto, que dominou na área e finalizou com precisão na saída de Léo Jardim. O gol deu tranquilidade momentânea aos paulistas, que passaram a baixar as linhas e apostar em transições rápidas, chegando a desperdiçar uma chance clara de ampliar pouco depois, de novo com Yuri Alberto.
O Vasco reagiu ao sofrer o gol e cresceu na reta final da primeira etapa. Com Philippe Coutinho mais participativo, a equipe passou a ocupar o campo ofensivo e chegou ao empate aos 40 minutos, após erro de Raniele no meio-campo. Andrés Gómez avançou pela esquerda e cruzou na medida para Nuno Moreira, que cabeceou firme para deixar tudo igual e manter a decisão completamente aberta.
. Empurrado pela torcida, o Vasco voltou melhor para o segundo tempo, ocupou o campo ofensivo e passou a acumular finalizações e bolas alçadas na área, exigindo boas intervenções de Hugo Souza. O Corinthians, por sua vez, apostava em transições rápidas.
Aos 18 minutos, porém, o time paulista foi letal. Em contra-ataque rápido, Breno Bidon conduziu pelo meio, Matheuzinho apareceu livre pela direita e encontrou Yuri Alberto em profundidade. O camisa 9 rolou para Memphis Depay, que finalizou sem goleiro para recolocar o Corinthians em vantagem.
Na reta final, o Vasco voltou a pressionar de forma intensa. Andrés Gómez, Rayan e GB criaram boas chances, com destaque para uma grande defesa de Hugo Souza em chute de Rayan já nos acréscimos. Mesmo cercado na área e com dificuldades para sair jogando, o Corinthians conseguiu resistir até o apito final e saindo campeão.


