Coordenadores e professores participam de oficina de capacitação do projeto MPT na Escola
Anastácio – 07/07/2012
O Ministério Público do Trabalho realizou, no dia 14 de junho, no Centro de Convenções Professor Cláudio Valério da Silva, no município de Anastácio, oficina de capacitação para coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino para implementação do projeto MPT na Escola.
O curso foi ministrado pela procuradora do Ministério Público do Trabalho em Dourados, Cândice Gabriela Arosio, aos coordenadores pedagógicos do Projeto MPT na Escola e professores responsáveis pela abordagem dos temas em sala de aula.
Na oficina, a procuradora esclareceu o objetivo de contribuir para a formação dos coordenadores municipais e escolares e dos professores que irão disseminar o conteúdo nas escolas do município de Anastácio. Cândice apresentou informações sobre a atuação do MPT e a importância da luta contra a exploração do trabalho infantil.
Os participantes receberam orientações de como o MPT na Escola irá se desenvolver no município e exemplares do material pedagógico que será utilizado para aplicação do projeto. O material pedagógico contem as cartilhas Ecoar, a cartilha do projeto MPT na Escola do aluno e o boletim de orientações pedagógicas direcionado aos professores.
Casos de trabalho infantil – Durante a palestra, houve debates e os professores relataram casos de trabalho infantil no município. A procuradora mostrou o alvo do projeto MPT na Escola, apresentando como exemplo o caso das olarias de Eldorado, município da região sul do Estado, onde crianças foram flagradas em situação de trabalho infantil. Em Eldorado, essas crianças foram inseridas nas atividades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), inaugurado no dia 12 de junho deste ano, como parte das atividades em comemoração ao Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.
O MPT na Escola é realizado em todo o Brasil com apoio das secretarias municipais de educação para prevenção do trabalho infantil. O projeto é desenvolvido nas escolas de ensino fundamental, por meio da capacitação dos profissionais de educação. O MPT realiza as oficinas de formação, fornece o material de apoio pedagógico e faz o acompanhamento e avaliação.
Abrangência – Em Anastácio, o projeto deve ser aplicado em todas as sete escolas do município, alcançado 378 crianças de 6º a 9º ano. O compromisso do município desenvolver o projeto em todas as escolas urbanas e rurais foi ratificado no termo de cooperação e doação firmado no dia 29 de junho com o MPT. O objetivo é conscientizar alunos do ensino fundamental e as comunidades locais sobre o trabalho infantil.
Em todo o Estado, a previsão é alcançar cerca de 2.500 alunos dos municípios que já formalizaram a parceria. Somente na região sul, onde a oficina de capacitação foi realizada em março, o projeto pretender alcançar 2 mil alunos do ensino regular dos municípios de Naviraí, Ponta Porã, Itaporã, Mundo Novo e Eldorado. Em âmbito estadual, também foi confirmada a adesão ao projeto de Corumbá e Três Lagoas.
Fonte: Folha de Dourados



