A história da Contact começa nos idos de 1976, quando dois garotos, com a idade entre 15 e 16 anos, se encontraram na pequena, mas pujante cidade de Dourados, que, na época, possuía uma população urbana em torno de 80 mil pessoas. Um deles, nascido em Irapuru, cidadezinha do interior de São Paulo, na região de Adamantina. O outro, douradense “da gema”, como se diz.
O paulista era Dorgival Ferreira da Silva, cuja família radicou-se em 1965, na Linha do Potreirito, município de Jateí, cinco anos após a abertura da Colônia Agrícola Nacional da Grande Dourados, onde permaneceu até que o pai o mandou para estudar em Dourados. O douradense era Wanderley Escobar Oliveira, que, ainda menino, já trabalhava em um escritório de contabilidade que existe até hoje, o Cruzeiro do Sul.
Ali, ambos se tornaram amigos e, em várias oportunidades, foram “escalados” para algum trabalho em conjunto. A vida foi encaminhando os dois rapazes para muitos desafios, até que a recessão dos anos 80 vislumbrava dificuldades para quem era assalariado, causando redução de quadros de funcionários, achatamento salarial, um ambiente muito difícil economicamente.
Início como Escritório Aliança
A situação econômica do país motivou Wanderley a sair em busca de uma sociedade com outro profissional da área contábil, visando à criação de uma empresa da área contábil.
“Localizei um escritório de contabilidade que se dispôs a vender toda sua estrutura. Depois de diversos ‘nãos’, convidei o meu grande amigo Dorgival, que enxergou ali uma oportunidade de negócio”, conta Wanderley. “Nosso comprometimento funcional era tão grande que demos aviso prévio, por trinta dias, nas respectivas empresas onde trabalhávamos, e, somente após isto, viemos a assumir nossa aquisição”, complementa.
Dorgival Ferreira também lembra com muito carinho dessa época:
Quando eu entrei para dar os meus primeiros passos profissional, no Escritório Cruzeiro do Sul, o Wanderley já trabalhava lá. Ele morava onde era a sede da Fazenda Adelina Rigotti, esquina da Rua Humaitá com a Hayel Bon Faker. Trabalhamos bastante tempo juntos e, quando o pai dele faleceu, o Wanderley me procurou e disse: A gente tem que tocar a vida. Você não quer ser meu sócio? A gente compra um escritório em sociedade.
O ano era 1984, Dorgival e Wanderley resolveram fazer uma oferta de compra ao proprietário do Escritório Aliança (então situado em frente ao atual prédio do Contact), o Sr. Oswaldo Ortega Guerreiro. Dorgival conta que chegaram a casa de Seu Oswaldo e perguntaram se ele tinha interesse em vender o escritório, e a resposta foi afirmativa. Então firmaram o contrato de venda. Como sinal do negócio, Dorgival deu um terreno e Wanderley, um pouco de dinheiro.
Os dois amigos ainda continuaram trabalhando no Cruzeiro do Sul, mas logo Dorgival saiu. Wanderley continuou por mais algum tempo no emprego, pois a receita do escritório que haviam comprado era insuficiente para manter os depois.
O nome do escritório continuou sendo Aliança, até que os dois sócios terminassem de pagar a aquisição. Logo que concluíram essa fase, resolveram constituir uma nova firma, e o nome foi alterado para Contact.
Contact: primeiros anos
Quando da aquisição do Escritório Aliança, a empresa tinha apenas um funcionário e uma clientela de cerca de vinte empresas, porém apenas doze estavam funcionando. Dorgival ficou trabalhando com o mesmo colaborador inicial, um menino que fazia serviços de rua e em repartições públicas. O empresário explica:
Eu cobrava escanteio e cabeceava. Fazia escrita fiscal, departamento de pessoal, etc, e o Wanderley continuava no Cruzeiro do Sul. Depois, ele foi para outra empresa, passou no concurso da Caixa Econômica Federal e foi trabalhando naquele banco em Ponta Porã. Ficamos eu e esse menino. Depois, o menino saiu, e veio uma irmã do Wanderley me ajudar. Chegou um determinado momento em que eu vi que a receita estava sendo favorável, e eu pedi para o Wanderley largar o concurso da Caixa, e ele concordou, e passou a trabalhar junto comigo, em nosso escritório.
Sobre esse período Wanderley reafirama que havia sido aprovado no concurso da Caixa Econômica; no entanto, só foi convocado depois de muitos anos, coincidentemente quinze dias após a aquisição do escritório. Apesar de ter ficado indeciso, assumiu a vaga em Ponta Porã. Exerceu sua função na Caixa por seis meses. Pediu demissão e, conforme ele diz: “reassumi nosso caminho, a sociedade com o Dorgival”.
Crescendo com Dourados
Dorgival Ferreira conta que, no ano de 1984, até por volta dos anos 90, Dourados já vinha se desenvolvendo de uma forma espetacular. A cidade era pujante, vinha crescendo de forma exponencial e, claro, a Contact adquirindo uma vasta clientela. Ainda não era um grande escritório, mas de pequeno para médio.
O prédio atual era do finado avô de Wanderley Escobar, ou seja, ele era herdeiro do imóvel. Após o falecimento do avô, os herdeiros se reuniram e começaram a dividir as partes. Assim, os sócios foram comprando as partes dos demais.
No entanto, por volta de 1992, os sócios resolveram mudar para um prédio situado na Rua Pedro Rigotti, porque o espaço tinha se tornado pequeno, e a clientela tinha aumentado bastante. Assim, a empresa foi para um predinho nos fundos da Agrícola Paiol, onde ficou até a conclusão da reforma do edifício.
Ganhando o mercado
A experiência de 40 anos da Contact, que, nesse período, viveu uma grande expansão, premia a empresa como uma das principais do mercado, atualmente. Ao longo desses anos, o escritório ganhou espaços no setor em que atua e se inseriu no sindicato da categoria, onde, com muito respeito e ética, ampliou a clientela e o rol de prestação de serviços aos pequenos e médios empresários.
A Contact acompanhou todas as mudanças do setor público, que promoveu fortes investimentos na Receita Federal e secretarias esta dual e municipais de Fazenda. O escritório evoluiu para a informatização total, pois essa foi uma exigência imposta à classe contábil, evolução acompanhada com êxito pela equipe. Para tanto, exigiu-se um amplo investimento em tecnologia da informação, em capacitação e treinamento, além de estruturas físicas adequadas para o atendimento das informações exigidas pelas repartições públicas.

Atualmente, no setor de Pessoas Jurídicas, o escritório atende todos os regimes tributários, como MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real, com equipe especializada nesses assuntos. Atende, também, o Terceiro Setor, Entidades sem Fins Lucrativos, além de Associações de Pais e Mestres das Escolas.
No âmbito de Pessoa Física, presta serviços tanto na área urbana quanto na rural, na elaboração de Declaração de Imposto de Renda, Departamento Pessoal, Empregado Doméstico, enfim, todo o atendimento na área fisco-contábil. Outro produto muito forte, desempenhado pela Contact, é o da Prestação de Contas de Campanha Eleitoral, atendendo desde 1989. A Contact acompanha, ainda, o crescimento regional, servindo não só Dourados, mas também os municípios de Itaporã, Douradina, Caarapó, Nova Alvorada do Sul.
Hoje, em sede própria, bem centralizada no eixo comercial de Dourados, o escritório tem vinte colaboradores preparados para prestarem atendimento de qualidade, com profissionalismo técnico. Tudo isso não seria possível, não fosse a perfeita sintonia entre os sócios, principalmente os fundadores, porém presente também entre os que chegaram depois.
O diferencial
Conclui Wanderley Escobar:
Acredito que nosso grande diferencial está no atendimento, no saber ouvir, estar sempre de portas abertas para dar um bom encaminhamento às demandas de nossa clientela, deixando-os seguros em nossas orientações, nas tomadas de decisão, na entrega de bons serviços, dentro dos prazos, dentro da legalidade, com atitude (busca de soluções rápidas), credibilidade (baseada em estudos técnicos convincentes), honestidade (mostrar a verdade, o caminho seguro), e ética (com uma postura transparente, correta e honesta).