Início Estado Conselho de MS pede inclusão de veterinários no plano de imunização

Conselho de MS pede inclusão de veterinários no plano de imunização

Pelo menos sete municípios não estão vacinando os profissionais e ofício encaminhado requer ao menos 400 doses para imunização

O CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul) pediu a inclusão dos médicos-veterinários na primeira fase do plano de imunização contra a covid-19. Um ofício foi encaminhado para a SES (Secretaria de Estado de Saúde) alegando que alguns municípios não estão cumprindo com o Plano Nacional de Imunização.

O Conselho esclarece que haveria necessidade de pelo menos 400 doses de vacina para contemplar os profissionais de saúde e que a imunização seria inquestionável, visto que na visão do presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva, o profissional atua em diversas frentes.

A divisão das doses, segundo o conselho, ficaria da seguinte maneira: 60 vacinas enviadas para Coxim, 59 para Paranaíba, 93 para Nova Andradina, 22 para Rio Verde de Mato Grosso, 4 para Jateí, 29 para Aparecida do Taboado, 50 para Bataguassu e 52 para São Gabriel do Oeste.

“Não queremos passar na frente de nenhum grupo prioritário, nosso pedido é para que os médicos-veterinários sejam vacinados nesta primeira fase. Esse foi o pedido que fizemos à SES, que faça o reforço junto aos secretários municipais de saúde a importância de se vacinar os veterinários”.

Conforme a Resolução do Conselho Nacional de Saúde, n°287, de 8 de outubro de 1998, a medicina veterinária faz parte das profissão da área de saúde. “Solicitamos que todos os postos de Mato Grosso do Sul disponibilizem a vacina e orientamos que para ter direito, basta o veterinário apresentar sua carteira de identidade profissional”, acrescentou Piva. (TopMídiaNews)

Sair da versão mobile