Veja dicas para identificar sites de leilão confiáveis e arrematar seus produtos de forma segura
29/10/2019 08h33 – Por: Folha de Dourados
Clique aqui e curta nossa página no Facebook
Participar de leilões online pode ser uma maneira divertida e cômoda de comprar itens como smartphones, eletrodomésticos, veículos e até imóveis com preços mais baixos que os praticados no mercado. Mas com as notícias frequentes de fraudes e golpes aplicados através de páginas na internet, é compreensível que se fique em dúvida se dar um lance em um leilão online é um negócio seguro. A boa notícia é que hoje em dia existem bons sites de leilão confiáveis. Para saber identificá-los é necessário que alguns cuidados sejam tomados.
Procure informações sobre a empresa
Antes de uma empresa ser licenciada para realizar a gestão de eventos leiloeiros, ela passa por um extenso processo legal, que envolve análise de documentos, a comprovação de idoneidade da empresa e do leiloeiro, entre outros. Dessa forma, existem regras que garantem a segurança e não é qualquer site que pode executar um leilão.
Antes de mais nada, é preciso verificar se a empresa que está leiloando o produto que você pretende arrematar é fidedigna. A dica é procurar o máximo de informações sobre ela na internet, para conferir, por exemplo, se ela tem um setor jurídico que ofereça a segurança necessária para que você participe do leilão com tranquilidade. Sites de leilões falsos na maioria das vezes não têm endereço físico.
Vale até mesmo ligar para tirar dúvidas ou verificar a avaliação da empresa em sites como o Procon ou o ReclameAqui, buscando opiniões de pessoas que já tenham participado, para saber se realmente elas receberam os produtos que arremataram nos leilões.
Transparência
Uma boa empresa de leilões deve ter transparência e deixar explícitas todas informações sobre os possíveis ônus (frete, encargos ou impostos) que recaiam sobre o bem depois de arrematado. No edital do leilão, recomenda-se que o interessado sempre se certifique sobre a descrição do produto, seu estado de conservação, preço mínimo e forma de pagamento.
Leia o edital
Nunca deixe de ler atentamente o edital do leilão. É nele que constam as informações necessárias para conhecer as regras que são aplicadas para os participantes e anunciantes do leilão.
Analise os dados bancários
Apenas o profissional cadastrado pela junta comercial como leiloeiro oficial tem permissão para receber valores referentes a leilões. Por isso, não deixe de pesquisar se a conta bancária informada para realização do depósito do bem arrematado está no nome do leiloeiro.
Confira a certificação de segurança do site
Uma dica que pode ajudar a identificar se um site de leilão online é confiável é averiguar se ele conta com o certificado de segurança SSL. Esse selo aumenta a segurança, uma vez que criptografa os dados presentes na página.
Para reconhecer um site que conta com esse selo de segurança, é muito simples: basta ver se há o código “https:” antes do endereço eletrônico.
Verifique se a URL do site de leilão é confiável
Na maior parte das vezes, páginas falsas lançam mão de domínios estrangeiros para aplicar os golpes. Por isso, sempre antes de compartilhar seus dados, cheque se o domínio da página é confiável.
