Desde 1968 - Ano 56

20.3 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioEducaçãoCom práticas voltadas para Educação e Gestão Pública, MS é destaque em...

Com práticas voltadas para Educação e Gestão Pública, MS é destaque em 1º Prêmio do Brasil Central

- Advertisement -

O mês de setembro começou com o reconhecimento de diversas práticas adotadas pelo governo de MS por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (SED). Na última segunda-feira (01.09), o Consórcio Brasil Central (BrC) realizou o “1º Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central”, destinado aos servidores das sete Unidades da Federação consorciadas – Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Rondônia, com amplo destaque para o trabalho realizado pela SED. O anúncio foi realizado pela página do Consórcio, no Facebook.

Na Categoria Educação, o primeiro lugar ficou para a prática “Regime de colaboração na escrita”, representado pelo superintendente de Políticas Educacionais da SED, Hélio Daher. Voltada para o trabalho de construção das pontes – entre Estado e municípios – para a elaboração do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, a iniciativa resultou no avanço das tratativas e possibilitou o lançamento da versão preliminar do documento, ainda em junho de 2018, que teve como ponto de partida as ações realizadas um ano antes.

“Esse prêmio na verdade é para toda equipe. Começamos em 2017 e nos tornamos referência na escrita colaborativa do currículo do Ensino Fundamental e Infantil para todo o Brasil, quando mais ninguém falava disso. MS foi o primeiro estado brasileiro a entregar este currículo da mesma forma que fomos os primeiros a estabelecer o regime de colaboração com 100% dos municípios do território”, destacou Hélio.

Na mesma categoria, o segundo lugar também foi ocupado pela equipe da SED com a prática “Cheffescolar”, representada pelo então superintendente de Administração, Orçamento e Finanças, Cícero Rosa Vilela. Hoje, a chefia do setor é de responsabilidade de Anderson Jbara. A prática se trata de um sistema que contribui para a execução e administração de todas as etapas da alimentação escolar, iniciando pela elaboração de cardápios, passando pelo planejamento da lista de compras, chamada pública, contratação de fornecedores até a prestação de contas dos recursos.

Responsável por conectar os principais envolvidos no processo de gestão da merenda escolar, o sistema fornece a possibilidade de acompanhar em tempo real todas as ações realizadas no cardápio da merenda da escola.

,

Também no segundo lugar, mas desta vez na categoria Gestão Pública, ficou outra prática da Secretaria: “RH mais ágil”, representado pelo superintendente de Gestão de Pessoas, Welington Fernando Modesto da Silva. Centralizada nas ações do “Papel Zero”, lançado em maio de 2019, a prática consiste no sistema pensado com o propósito de ser intuitivo, com boa navegabilidade e flexibilidade para ser adaptado para diferentes contextos, levando para o universo digital os processos antes executados apenas de forma física.

Além da praticidade que leva aos processos da Secretaria, o sistema também oferece agilidade e eficiência para as unidades escolares da REE em todo o Estado. Hoje, a ferramenta é de grande ajuda na celebração de Convênios, Acordos, Ajustes, Termos de Adesão e Compromisso, Instrumentos Congêneres, Termos de Colaboração, Termos de Fomento, Acordos de Cooperação, Repasses Financeiros, Suprimento de Fundos e outros repasses de interesse público.

Sobre o Prêmio

Ao todo, o prêmio contou com 58 inscrições em seis categorias. Como parte do processo de avaliação, cada prática teve avaliação qualificada com notas de 0 a 10 com base em quatro critérios, elencados pela organização do BrC. Elaborada para contemplar diversas áreas, a premiação foi estruturada para que recebesse boas práticas dos setores “Saúde Pública”, “Segurança Pública”, “Educação”, “Infraestrutura e Logística”, “Desenvolvimento Econômico e Social” e “Gestão Pública e Inovação”.

“O nosso objetivo é fazer com que essas boas práticas possam ser compartilhadas e reproduzidas para que tragam ganho para a administração pública gerando mais eficiência e otimização de custos e melhores resultados para todos nós que fazemos parte do Brasil Central”, destacou o presidente do Consórcio Brasil Central e governador do Estado do Mato Grosso, Mauro Mendes.

Acesse o link e saiba mais sobre o BrC: http://www.brasilcentral.gov.br/

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -