fbpx

Desde 1968 - Ano 56

9.6 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioArquivoCom Leão, São Paulo pega Libertad e define seu futuro na Sul-Americana

Com Leão, São Paulo pega Libertad e define seu futuro na Sul-Americana

Copa Sul-Americana – 26/10/2011

O São Paulo inicia pela terceira vez na temporada 2011 uma nova era. Depois de Paulo César Carpegiani e Adilson Batista, chegou a vez de Emerson Leão e sua fama de disciplinador serem chamados para recolocar o time nos eixos. E, com apenas dois dias de trabalho, o treinador de 62 anos já parte para a sua primeira decisão, contra o Libertad, no Paraguai, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, competição vista com muita importância pelos lados do Morumbi por dar ao campeão uma vaga na Taça Libertadores da América de 2012. Com seu conhecido estilo linha dura, a expectativa dos dirigentes é de que o time resgate, além do bom futebol, o comprometimento e a atitude, que estão em falta nos últimos jogos, segundo análises feitas pelo presidente Juvenal Juvêncio e pelo diretor de futebol, Adalberto Baptista.
Com situação cada vez mais complicada no Campeonato Brasileiro, onde hoje está fora do grupo que se garante na Taça Libertadores da América de 2012, o São Paulo sabe que não pode desprezar a Copa Sul-Americana, torneio que também concede ao campeão uma vaga no principal torneio do continente no próximo ano. Por ter vencido o jogo de ida por 1 a 0, na última quarta-feira, no estádio do Morumbi, gol marcado por Luis Fabiano, o Tricolor tem a vantagem de jogar pelo empate. Para os paraguaios, para a vaga vir nos 90 minutos, é obrigatório uma vitória por dois gols de diferença. Em caso de vantagem do time da casa pelo placar mínimo, o classificado será conhecido nos pênaltis.
O Libertad, por sua vez, usou de uma manobra de bastidores para ter mais chances de surpreender o adversário. A equipe usou uma brecha no regulamento e mudou o local da partida, que saiu do estádio Defensores del Chaco, o maior de Assunção e que tem capacidade para 60 mil torcedores, para o Nicolas Leoz, que comporta dez mil pessoas. E os comandados de Jorge Burruchaga apostam na torcida para atingirem seu objetivo.Vale lembrar que o ganhador desse confronto terá pela frente a LDU (ECU) na próxima fase da competição, com o primeiro jogo ocorrendo no dia 2, no Paraguai ou no Brasil e no dia 9, em Quito. A partida entre paraguaios e brasileiros será realizada no estádio Nicolas Leoz, a partir das 20h50m locais, 21h50m de Brasília e terá transmissão da TV Globo para os estados de RS, SC, PR, SP, MS, MT, BA, CE, além das cidades de Varginha e Belo Horizonte. O GLOBOESPORTE.COM acompanhará o duelo com vídeos exclusivos a partir das 21h30m.
Libertad: o técnico Jorge Burruchaga fez o que foi possível para confundir a cabeça de Emerson Leão. O treino realizado na terça-feira, o último antes da partida, não teve a presença dos jornalistas e o treinador levará três dúvidas até a hora da partida. Na zaga, Benegas e Sarabia brigam por uma vaga. No ataque, Gamarra, recuperado de lesão no joelho, pode aparecer. Ele disputou 30 minutos do empate do último sábado, contra o Tacuary, pelo torneio Clausura do Campeonato Paraguaio e mostrou estar recuperado. Ele disputa um lugar com Ramirez. No mesmo setor, Velasquez e Nuñez são as alternativas. O provável time deverá ser: Medina; Bonet, Benegas (Sarabia), Canuto e Samudio; Ayala, Cácares, Aquino e Cibelli; Gamarra (Ramirez) e Velasquez (Menendez).São Paulo: com apenas dois dias de trabalho na casa nova, Emerson Leão deu enfoque ao trabalho psicológico, buscando uma reação dos atletas em campo. Em relação ao time, ele já adiantou que fará alterações, mas não divulgou a escalação. Jogadores como Jean e Marlos podem ganhar uma oportunidade no time. Luis Fabiano, que sentia dores musculares na coxa direita, treinou normalmente e está garantido na partida. O Tricolor deverá jogar com: Rogério Ceni; Piris, João Filipe, Rhodolfo e Juan; Wellington (Jean), Denilson (Jean), Cícero (Marlos) e Lucas; Dagoberto e Luis Fabiano..
Libertad: todos os 25 atletas inscritos estão à disposição da comissão técnica.São Paulo: Bruno Uvini (fratura na fíbula da perna direita), Rivaldo (não relacionado por opção da comissão técnica), Henrique Miranda e Henrique (ainda não retornaram da Seleção Brasileira que foi eliminada na disputa do Pan-Americano do México.. 
Libertad: recuperado de uma lesão no menisco do joelho direito, que o deixou longe dos gramados por um mês, o atacante Gamarra pode ser a surpresa do técnico Jorge Burruchaga. Ele disputou 30 minutos do empate por 1 a 1 com o Tacuary, no último final de semana e não reclamou de nenhuma dor.São Paulo: não poderia ser diferente: Emerson Leão voltará ao time onde fez seu último grande trabalho no futebol brasileiro: o Campeonato Brasileiro. Para ter uma vitória já na estreia, ele aposta no seu papo e na força do elenco, que ainda tem o respaldo da diretoria para buscar a classificação no final da temporada.
Sérgio Aquino, meia do Libertad: “A partida será complicada, mas se quisermos a vaga, temos de atacar o São Paulo e buscar o resultado. Acreditamos que possamo fazer isso.”Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo: “Eu diria sem querer nominar que o elenco tem mais competência do que está mostrando. Tem que dar mais, lutar mais, ser mais comprometido, mais guerreiro. É preciso honrar essa bandeira, toda a história que envolve esse clube. Eles têm competência e quem não mostrar daqui para frente, vou trocar no final do ano”
 
* Emerson Leão estreará em busca da vitória para manter seu excelente retrospecto contra o São Paulo. Até agora, o treinador  dirigiu a equipe do Morumbi em 45 partidas, com 27 vitórias, 12 empates e apenas seis derrotas. O ataque marcou 103 gols e a defesa levou 46..
* A história do duelo entre Libertad e São Paulo mostra equilíbrio. Até agora, foram disputadas seis partidas, com duas vitórias paraguaias, um empate e três triunfos do Tricolor.
* Nos últimos dez mata-matas que disputou contra equipes estangeiras, o São Paulo venceu sete e perdeu três vezes (Taça Libertadores de 2004 para o Once Caldas-COL, Recopa Sul-Americana de 2006 para o Boca Juniors-ARG e Milionários-COL, pela Copa Sul-Americana de 2007. .
 Os dois times se enfrentaram na semana passada, no estádio do Morumbi. O jogo teve poucas emoções e marcava o retorno de Milton Cruz para a função de treinador, desta vez para substituir Adilson Batista, demitido pela diretoria. O São Paulo levou a melhor e venceu por 1 a 0, gol marcado por Luis Fabiano, em um dos raros ataques do Tricolor na partida.

Fonte: globoesporte.com

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS