Desde 1968 - Ano 56

37 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioEsporteCom 106 atletas, delegação de MS disputa etapa nacional das Paralimpíadas Escolares

Com 106 atletas, delegação de MS disputa etapa nacional das Paralimpíadas Escolares

Entre os dias 17 e 29 de novembro, será realizada a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP). A competição reúne estudantes-atletas com deficiência com idades entre 11 e 17 anos, e tem como objetivo incentivar e ampliar a participação de crianças e jovens com deficiência no paradesporto.

As Paralimpíadas Escolares são o maior evento esportivo do mundo voltado para crianças e jovens com deficiência. Organizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), o evento reúne mais de 2 mil participantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Desde sua criação, em 2006, as Paralímpiadas Escolares tem desempenhado papel fundamental na inclusão e no desenvolvimento esportivo de jovens paratletas.

Ao todo, a delegação sul-mato-grossense será composta por 106 atletas, divididos nas seguintes modalidades: atletismo (55), bocha (10), futebol PC (10), goalball (3), halterofilismo (2), judô (5), parabadminton (8), natação (4) e tênis de mesa (9). Os estudantes-atletas são representantes de 17 municípios: Alcinópolis, Amambai, Aquidauana, Bela Vista, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Deodápolis, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas.

A competição é realizada pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), e a delegação sul-mato-grossense é coordenada e organizada pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Em 2024, Mato Grosso do Sul conquistou o quinto lugar geral na competição, o que demonstra um grande avanço nas disputas de atletas com deficiência do estado.

O diretor de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, Leandro Fonseca, destaca o progresso do estado no esporte paralímpico e compartilhou as metas para esta edição.

“A nossa expectativa é muito alta. No ano passado, ficamos em quinto lugar geral, e o objetivo agora é manter essa posição entre as cinco melhores do Brasil. Realizamos semanas intensivas de treinamentos, o que garante uma melhoria na participação dos atletas na competição.”

A responsável pelo departamento de paradesporto da Fundesporte, Anne Thalita, conta como se deu a classificação dos atletas convocados para participar da etapa nacional das Paralimpíadas Escolares:

“A seleção dos atletas ocorreu por meio da etapa estadual das Paralimpíadas Escolares. Para garantir a classificação, eles precisaram atingir as marcas e os tempos exigidos em suas modalidades. Essa fase estadual foi fundamental para definir quem representará Mato Grosso do Sul na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares. A expectativa é muito positiva. Realizamos duas semanas intensivas de treinamentos, o que contribuiu para integrar melhor a equipe e oferecer condições ideais de preparação. Toda a comissão técnica e os atletas estão muito empenhados, e acreditamos que teremos uma excelente participação, com grandes resultados”, destacou Thalita.

Paralimpíadas Escolares – Etapa Nacional

As Paralimpíadas Escolares tiveram sua primeira edição em 2009. Este é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelas Escolares, como o medalhista olímpico e mundial Yeltsin Jacques, ouro em Tóquio 2020 e Paris 2024, os velocistas Alan Fonteles, ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012; Verônica Hipólito, prata no Rio 2016; e Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100m (classe T47) e bicampeão paralímpico. Também se destacam o nadador Talisson Glock (prata no Rio 2016 e ouro em Tóquio 2020), o jogador de goalball Leomon Moreno (prata em Londres, bronze no Rio 2016 e ouro em Tóquio 2020) e a mesatenista Bruna Alexandre (bronze no Rio 2016 e prata em Tóquio 2020), entre outros.

Entrega dos kits

Serão entregues kits esportivos para os estudantes-atletas e técnicos nesta quinta-feira (13), às 14h30, no Centro Cultural José Octávio Guizzo.
Endereço: Rua 26 de Agosto, 456 – Centro.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS