José Luiz Nunes Moreira, Jornalista – DRT/RS 5759-21/100
Internacional
Uma noite de 12 anos
Pepe Mujica
“A utopia serve para nos guiar através da incerteza em que navegamos.”
O ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morreu aos 89 anos na última terça-feira, 13 de maio.
Mujica presidiu o Uruguai de 2010 a 2015. Ele era conhecido como “presidente mais pobre do mundo”, por seu estilo de vida simples. Dirigia um fusca dos anos 1970 e doava parte do salário para projetos sociais. Também ficou marcado pelas reflexões políticas com forte teor filosófico.
Na Presidência, Pepe Mujica chamou atenção por promover uma legislação considerada progressista com a descriminalização do aborto, a lei do casamento igualitário, que permitiu casais homossexuais adotarem filhos; além da legalização da maconha.
Quando os militares uruguaios deram o golpe de Estado em 1973, ele foi incluído em um grupo de nove reféns tupamaros, e ameaçado de morte caso a guerrilha voltasse a atuar.
Durante os quase 14 anos que ficou preso, Mujica foi torturado e sobreviveu em condições extremas, muitas vezes passando por longos períodos de isolamento em caixas de concreto.
Mujica costumava dizer que, durante aquele período, conheceu de perto a loucura. Sofreu delírios e chegou a conversar com formigas. Mas também aprendeu a se conhecer melhor.
“Esses anos de solidão foram provavelmente os que mais me ensinaram”, disse Mujica à BBC Mundo.
A ditadura do Uruguai deixou 174 desaparecidos e 100 mortos em prisões
“A utopia serve para nos guiar através da incerteza em que navegamos. Então não é mais uma utopia, tem o calor de ser um guia para a vida real. Não partimos para alcançar uma estrela, mas ela pode nos permitir caminhar com uma direção concreta aqui na Terra. É por isso que a utopia nunca está acabada, nunca é completa, nunca é perfeita.”
Conversando com Pepe Mujica. “Com os pés no chão.” Mario Mazzeo, Edições Trilce, 2002
Fontes: Agência Brasil / BBC Mundo
Energia Limpa
A Suíça está instalando painéis solares entre os trilhos de trem — tecnologia pode fornecer energia para 300 mil residências sem atrapalhar a circulação dos trens.
Em um avanço inovador rumo às energias renováveis, a startup suíça Sun-Ways implantou painéis solares entre os trilhos próximos à cidade de Buttes, no oeste da Suíça.
Com o apoio da Agência Suíça de Promoção da Inovação e diversos parceiros, o projeto piloto busca provar que é viável transformar milhares de quilômetros de ferrovias subutilizadas em fontes de energia limpa. Caso seja adotado em larga escala, a Sun-Ways estima que sua tecnologia poderia gerar até 2% da eletricidade do país, o suficiente para abastecer 300 mil lares. Com metas ambiciosas rumo a um futuro sem emissões, a Suíça vê na solução da Sun-Ways um modelo arrojado e expansível para produção de energia limpa sobre trilhos.
Fonte: Site de Ciências Mente Desbloqueada
Uma noite de 12 anos*
O longa conta a história de três militantes Tupamaros, grupo que luta contra a ditadura uruguaia: José Mujica, Maurício Rosencof e Eleuterio Fernández Huidobro. Em ações distintas, os três são presos e encarcerados por 12 anos.
Baseado nas experiências dos prisioneiros políticos, o filme acompanha a busca de diferentes formas de sobreviver às condições degradantes, à tortura e à solidão.
Dirigido por Álvaro Brechner, “Uma Noite de 12 Anos” estreou no Festival de Veneza e foi o representante do Uruguai ao Oscar 2019. Nos Prêmios Goya, principal premiação de cinema na Espanha, conquistou o título de melhor roteiro adaptado.
Os personagens reais que inspiraram o filme “Uma noite de 12 anos” tiveram um papel destacado na política uruguaia após a redemocratização do país, em 1985. José Mujica, por exemplo, foi deputado, senador e presidente do Uruguai, entre 2010 e 2015. Eleutério Fernández Huidobro, morto em 2016, aos 74 anos, além de guerrilheiro e político, foi jornalista, escritor e ocupou uma cadeira no Senado. No governo Mujica, comandou a pasta da Defesa, cargo que manteve quando Vázquez foi reeleito.
Após serem anistiados e liberados da prisão, os ex-tupamaros se uniram ao movimento de esquerda Frente Ampla, que nos anos 80 e 90 ampliou sua presença em espaços de poder e, em 2005, conquistou a Presidência da República com a candidatura do médico Tabaré Vázquez, atualmente em seu segundo mandato.
Nacional
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
Brasil subiu cinco posições no ranking global de desenvolvimento humano, aponta relatório da ONU.
Os 10 países com melhor IDH são, em ordem por posição: Islândia, Noruega, Suíça, Dinamarca, Alemanha, Suécia, Austrália, Hong Kong, China (RAE), Países Baixos e Bélgica.
O IDH é uma medida que avalia o progresso de um país em termos de saúde, educação e renda. Varia de zero a um e é divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em seu relatório anual.
O Brasil passou da 89ª para a 84ª colocação com avanço nos indicadores de renda e saúde. Educação segue estagnada.
Fraude no INSS – Direito a reembolso
Como checar e receber devolução de descontos indevidos
O especialista em Direito Previdenciário, João Badari, explica como os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem verificar se foram afetados pelas fraudes na autarquia, e o que fazer.
Segundo ele, a devolução será feita de forma automática, mas é importante que aposentados e pensionistas saibam como checar se têm direito ao reembolso e fiquem atentos a golpes.
Como saber se você tem direito à devolução?
De acordo com Badari, a checagem deve ser feita exclusivamente por dois canais oficiais:
1.Aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS): a partir dessa terça-feira (13), os beneficiários poderão consultar diretamente se houve desconto indevido e se têm valores a receber;
2.Telefone 135: para quem não tem acesso ou não sabe usar o aplicativo, a central de atendimento do INSS pode ajudar. Basta informar seus dados que o atendente fará a consulta. Dado o recado!
Estadual
Infraestrutura viária no MS
Leilão da Rota da Celulose foi um sucesso! O consórcio K&G venceu a disputa e será responsável por 870 km de rodovias em Mato Grosso do Sul pelos próximos 30 anos. Com um investimento total de R$ 10 bilhões, o projeto vai transformar a infraestrutura viária de nove municípios, melhorar a segurança nas estradas e fortalecer a ligação do Estado com o Sudeste do País.
A concessão inclui trechos estratégicos das rodovias MS-040, MS-338, MS-395, BR-262 e BR-267, beneficiando diretamente mais de 1,2 milhão de pessoas, ressalta o governador Eduardo Riedel.
Importância do MS na economia brasileira
Na agricultura, o estado é o sétimo mais importante entre as 27 unidades da federação, com destaque para a produção de grãos.
Na pecuária, é o quinto colocado. Sua importância na produção de commodities no país tem forte relação com a sua vasta extensão territorial, solo fértil e investimentos em tecnologia e produtividade. A força do agronegócio impulsiona os setores industrial e serviços.
Reflexo deste cenário, a atividade econômica no Estado tem crescido acima da média nacional e deve seguir assim em 2025.
Fonte: Lifetime Family Office
Educação Especial do MS pede socorro
Salários atrasados
Sem repasse dos recursos do Fundeb 2025, entidades filantrópicas da Educação Especial no Estado não estão recebendo o repasse referente aos salários dos professores e demais servidores.
A denúncia foi apresentada pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT) durante sessão no plenário da Assembleia Legislativa. O parlamentar afirma que foi procurado por representantes das entidades para intermediar junto ao secretário estadual de Educação e ao governador, a liberação dos recursos que não foram repassados desde o mês de fevereiro, para Apaes e outras entidades filantrópicas que atendem alunos especiais.
Feiúra isso!
Senado – Dourados no cenário
Nessa semana mais uma pré-candidatura a ocupar uma das duas vagas no senado federal pelo MS está sendo especulada no meio político. Dessa vez, é a vice-prefeita de Dourados, Giane Nogueira (PL), que aparece. Depois de ganhar projeção no cenário nacional por ser mencionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro como possível pré-candidata ao cargo. Fonte: Assessoria de Comunicação.
Até então, as pré-candidaturas do ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e do deputado federal Vander Loubet (PT) já estão na estrada pleiteando conquistar voto do eleitorado sul-mato-grossense.
Meio de transporte
O governador Eduardo Riedel (PSDB) anunciou, nesta sexta-feira, 9, durante abertura da 59ª ExpoAgro Dourados 2025, voos comerciais a partir de Dourados e Bonito ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), a partir do mês setembro. A venda de passagens já começou no dia seguinte ao anúncio.
De início, serão três voos semanais da cidade de Dourados a Guarulhos e dois partindo de Bonito.
Alto Amambai
Educação
Menos celular, mais interação
A proibição do uso de celulares em ambientes escolares tem provocado iniciativas de interação entre alunos na sede do Patrimônio. Numa das escolas, campeonatos de xadrez e de pingue-pongue no horário do recreio, são promovidos por alunos.
“Nossa, mudou muito! Eles passaram a interagir muito mais entre si”, destaca uma gestora escolar. “Agora, com mais tempo livre e menos distrações, os estudantes começaram a conversar mais, trocar ideias e criar atividades em grupo. Os campeonatos surgiram dessa nova disponibilidade de tempo e de olhos atentos uns aos outros”, conta outra diretora de escola em Amambai.
Os desafios do PT
Reunião corrida em Amambai demonstra a necessidade de a legenda retomar suas raízes. A inexpressiva presença de filiados no encontro, ocorrido no último dia 2, ilustra bem o descompasso das direções nacional, estadual e municipal na promoção de encontros com debates políticos e de organização partidária.
Para o ex-presidente nacional da sigla, deputado federal Rui Falcão (PT/SP), o partido deixou de estar na base e de consultar os filiados, os trabalhadores.
Bom lembrar que o PT já administrou o município e elegeu deputado estadual.
Enfim, novos poços d’agua para guaranis kaiowás de Amambai
Com entusiasmo, o prefeito Sérgio Barbosa anunciou a perfuração de dois poços artesianos em duas das três comunidades indígenas do município de Amambai, um na aldeia Amambai e outro na Limão Verde.
As obras estão sendo executadas com recursos do governo federal, através da Itaipu Binacional e da prefeitura.
Glossário
Com intuito de contribuir com o regionalismo, esta coluna publica vocábulos típicos e expressões regionais do Alto Amambai com seus devidos significados.
Bugio – estilo musical brasileiro em que o ritmo e os movimentos executados na dança são inspirados no macaco bugio. Tem origem no Rio Grande do Sul e também chamado de vanerão.
Cancha – quadra de esportes, pista de corrida de cavalos.
Canha – cachaça
Carretas corás -carretas toldadas com picanas suspensas
Catiça – mau-olhado, azar, mandinga, zica.
Fonte: Che Tiempo Guaré / Nery da Costa Júnior