José Luiz Nunes Moreira, Jornalista – DRT/RS 5759-21/100
Internacional
Genocídio em Gaza

Mapa mostra a região de Israel e Faixa de Gaza no Oriente Médio.
Fonte: CNN Brasil
Relatório independente encomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) concluiu que “Israel cometeu genocídio na Faixa de Gaza”. Tendo por base as definições apresentadas na Convenção de Genocídio de 1948, o documento divulgado no dia 16 deste mês afirma que Israel cometeu quatro dos cinco atos classificados como genocidas.
Os atos seriam o de assassinato de palestinos; causar sérios danos físicos ou mentais ao povo palestino; impor deliberadamente a esse grupo “condições de vida calculadas para provocar sua destruição física total ou parcial” e impor medidas destinadas a impedir nascimentos de crianças palestinas.
Evidências claras
“É claro que existe uma intenção de destruir os palestinos em Gaza por meio de atos que atendem aos critérios estabelecidos na Convenção de Genocídio”, disse a presidente da comissão, Navi Pillay, em nota divulgada pela ONU.
A Comissão
Após a crise Israel-Palestina de 2021, o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas votou em 27 de maio de 2021 para criar uma missão de investigação das Nações Unidas para investigar possíveis crimes de guerra e outros abusos cometidos em Israel e nos territórios palestinos ocupados, a Comissão Internacional Independente de Inquérito sobre os Territórios Palestinos Ocupados, incluindo Jerusalém Oriental e Israel.
Comunidade internacional
A comissão enfatiza que a comunidade internacional tem a obrigação legal de agir para deter o genocídio. “A comunidade internacional não pode permanecer de braços cruzados enquanto o genocídio se desenrola diante de nossos olhos”, disse a presidente da comissão.
O embaixador israelense na ONU em Genebra, Daniel Meron, acusou os especialistas da comissão da ONU de serem representantes do Hamas.
A guerra subsequente em Gaza matou mais de 64 mil pessoas, segundo autoridades de saúde de Gaza. Observadores internacionais têm dito reiteradamente que a fome está assolando boa parte da região.
Fontes: Agência Brasil e Wikipedia
Papa aponta disparidade salarial e cobra mais eficácia da ONU

O papa lamentou a perda de relevância da Organização das Nações Unidas, instituição que, segundo ele, já não exerce sua função de mediação em crises globais.
Fonte: Jovem Pan
Em sua primeira grande entrevista desde a eleição em maio, o papa Leão 14 criticou os pacotes de remuneração bilionários destinados a executivos de grandes corporações. A fala foi publicada neste domingo (14) pelo portal católico Crux e repercutida pela Folha de São Paulo. O pontífice citou diretamente o plano de remuneração da Tesla, avaliado em US$ 1 trilhão, concedido a Elon Musk, e destacou o abismo crescente entre líderes empresariais e trabalhadores comuns.
“Há sessenta anos, os CEOs recebiam de quatro a seis vezes mais do que os funcionários. Hoje, chegam a ganhar 600 vezes mais”, afirmou. Em tom crítico, acrescentou: “Ontem houve a notícia de que Elon Musk será o primeiro trilionário do mundo. O que isso significa e do que se trata? Se essa é a única coisa que tem valor, então estamos em um grande problema.”
CEO
A sigla CEO significa Chief Executive Officer, que pode ser traduzida como diretor executivo, em português. O profissional que ocupa esse cargo assume o mais alto nível executivo de uma empresa, sendo responsável pela gestão geral, liderança e estratégia de negócios.
Críticas à ONU e papel diplomático do Vaticano
Natural de Chicago e ex-missionário no Peru, Leão 14 não se limitou ao tema econômico. O papa lamentou a perda de relevância da Organização das Nações Unidas, instituição que, segundo ele, já não exerce sua função de mediação em crises globais. “A ONU deveria ser o lugar onde muitas questões são tratadas. Infelizmente, parece ser geralmente reconhecido que perdeu sua capacidade de reunir as pessoas em questões multilaterais”, declarou.
*¹ Veja a entrevista na íntegra do Papa Leão XIV
Nacional
Legislar em Causa própria é pauta na Câmara Federal
Nessa semana, o principal trabalho na câmara dos deputados federais foi o de arregimentar apoio para garantir aprovação de Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 3/2021 que protege parlamentares de processos judiciais.
Apesar de impopular, o trabalho conquistou maioria necessária para aprovação da matéria, conhecida como a PEC da Blindagem. Na noite de 16/09, a PEC foi aprovada pelo plenário da Câmara dos deputados, em dois turnos de votação. No primeiro, foi aprovada por 353 parlamentares, outros 134 votaram contrários, e houve uma abstenção. No segundo turno, a PEC passou com votos favoráveis de 344 deputados, houve 133 votos contrários.
Entenda
Para que um deputado ou senador seja preso, é necessária a concordância, o voto da maioria dos membros da sua casa legislativa. Como também estabelece foro privilegiado para presidentes de partidos políticos que passam a ser julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
“Medidas que a meu ver ferem frontalmente o artigo quinto da constituição Federal que diz que todos são iguais perante a lei. Ficando, com isso, explícita a classificação de dois tipos de cidadãos: os comuns que podem ser presos pelos crimes cometidos e os parlamentares que somente serão presos se a maioria dos demais membros das casas de leis concordarem.”
Estadual
Política 1
Mais da metade dos eleitores não possuem ensino médio completo em MS
Mais da metade dos eleitores de Mato Grosso do Sul não possuem ensino médio completo, conforme dados do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), atualizados até agosto deste ano. Entre os quase 2 milhões (1.959.609) de sul-mato-grossenses que têm o Título de Eleitor, mais de 1 milhão (1.066.851) informaram que não concluíram o Ensino Básico. O número representa 54,44% do eleitorado em Mato Grosso do Sul. Quase um quarto da população do Estado (24,11%) possui ensino fundamental incompleto.
A distribuição por escolaridade também indica que 63.835 (3,25%) são analfabetos, enquanto outros 108.944 (5,55%) apenas leem ou escrevem.

Reprodução TRE-MS
O número de eleitores que ingressaram, mas não terminaram uma faculdade é de 145.433 pessoas (7,42%). Já os que terminaram a graduação chega a 280.236 (14,30%).
O levantamento passado, com dados até 31 de julho, apontava Mato Grosso do Sul com 1.956.959 eleitores. Um mês depois foram incluídos mais 2.650 no cadastro, totalizando 1.959.609 até o fim de agosto.
No Brasil, jovens com 15 anos podem emitir o título de eleitor, mas só podem votar aos 16 anos. Entre os jovens de 16 a 17 anos, 13.746 possuem o documento no Estado. O voto é obrigatório para quem tem 18 anos.

Reprodução TRE-MS
Eleitoras
O TRE-MS também informa que, no último levantamento, mais da metade do eleitorado (52,913%) era formado por mulheres. São mais de 1 milhão (1.036.893) do sexo feminino, enquanto os demais 922.716 são homens.
Contudo, a maioria não é refletida nos cargos políticos. Mesmo sendo mais do que a metade do eleitorado, há pelo menos 10 anos, apenas 13 dos 79 municípios têm uma mulher à frente da prefeitura.
Fonte: Midiamax
Política 2
Reflexo da condenação de Bolsonaro na política sul-mato-grossense
Em matéria publicada no jornal Correio do Estado, o analista político Tércio Albuquerque aponta que a condenação de ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), a mais de 27 anos de prisão em regime fechado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) não altera os planos políticos da direita em Mato Grosso do Sul para as eleições gerais do próximo ano.
“Todos estavam dizendo que, diante da condenação, haveria reação, protesto, quebra-quebra e manifestação de rua. Não houve nada, houve um silêncio absoluto”, apontou Albuquerqe. “Nesse sentido, quem estiver em Mato Grosso do Sul vai precisar trabalhar com moderação. Não vai se radicalizar porque vai perder muito eleitor. E a gente observa que há uma posição clara de Azambuja indo para o PL de, justamente, capitalizar o bolsonarista mais light”, avaliou o analista.
O cientista político acredita que o ex-governador vai tentar agregar um bolsonarismo mais equilibrado, sem os exageros dos mais radicais e, sem dúvida nenhuma, que são esses que vão permanecer. “O radicalismo vai perder força a partir de agora ante a reação que nós observamos após a condenação de Bolsonaro”, analisa.
Tércio Albuquerque lembrou, ainda, que a defesa do ex-presidente deve ingressar com recurso contra a condenação, mas, “sem dúvida nenhuma, já ficou claro que houve uma aceitação por parte dos mais radicais que estão migrando para a posição de uma direita mais equilibrada”. “Então vai ficar melhor, sem dúvida, para uma direita mais light”, ponderou o analista político.
Fonte: Com informações do Correio do Estado.
Alto Amambai
Honrarias oferecidas pelo CAV
Como noticiamos na coluna anterior, eventos ocorridos no 8˚ Encontro de Filhos e Amigos de Amambai, promovido pelo grupo CAV (Conheci Antônia Vera), ocorridos entre os dias 5 e 7 de setembro, seriam divulgados nas edições seguintes. Portanto, nessa edição, estamos publicando a relação das instituições, empresas e pessoas contempladas com a comenda José Alves Cavalheiro, emitida pela direção do CAV.
Veja os homenageados
Representantes das instituições
Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; Ministério Público; Regimento de Cavalaria Mecanizado Solon Ribeiro (17º RC Mec) e das policias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros.
Expedicionários
Orestes dos Santos, João Chaves, Dionisio Silva, Valencio Teixeira e Rufino Puques.
Lideranças políticas do passado
Cel. Valencio de Brum, Jeronimo Belmonte, Zenóbio Neves dos Santos, Walmir da Rosa Peixoto e Heron da Rosa Brum.
Cidadãos
João Arthur Whays, Waldi Hugo Braucks, Christiano Bortolotto, Ronan Nunes da Silva, Ademir Pereira Mascarenhas, Alberto Mariano, Elida Vieira Mariano, Macedônio Miranda Meira, Italino Bonamigo, Júlio Manvailer, José Pereira Machado e Anibal Gonçalves Pinto.
Instalação da comarca de Amambai em 1965
Juiz, Dr. Henrique Grion; Promotor Público, Dr. Helio Capilé; Oficiais de justiça da Comarca, Fausto Parada e Francisco Fidelis Franco (Pancho Franco) e a primeira oficial do cartório de registro de imóveis da Comarca, Maria Aparecida Maciel Muller.
Membros da SCCAV (Suprema Corte do Conheci Antônia Vera)
Abdo Mariano, Salibe Mariano, José Ramão Mariano, Silvio Dutra Lopes, Lourenço Dutra Martins, Alcibes Ribas de Araujo, Rogerio Fernandes Lemes, Orlando Amaral e Hélio do Amaral.
Empresas mais antigas
Casa Alô Amambai, Casa Eleviva, Churrascaria Soledade e Posto Berlitz.
Pioneiros na abertura de estradas até a divisa com o Estado do Paraná
Nery Cavalheiro da Costa, Sebastião Espíndola, Edson Garcia, Baldomero Lemes, Sirio Serejo e Ivo Rosa.
Cultura e Esporte
Arquiteto Jamil Martins Melo e o professor de Educação Física, Abilio Oviedo Martins.
Na próxima edição, estaremos publicando eventos ocorridos nas áreas gastronômica, social e desportiva.
Saiba mais sobre o CAV
Criado em 2015 no aplicativo WhatsApp, o CAV – Conheci Antônia Vera – é um grupo composto exclusivamente por homens, com cerca de 120 participantes ativos, com o objetivo de agrupar os amambaienses que não residem em Amambai, nos diferentes municípios e regiões do país e, claro, os que ainda moram em Amambai.
O CAV tem servido como meio de integrar as pessoas, conectando velhos amigos e também servindo para novas amizades surgirem. Além do mais, o grupo está sempre realizando projetos, em parceria com a Prefeitura Municipal, para resgatar e enaltecer a história de Amambai e seus moradores. Os membros do grupo são chamados de cavianos.
O nome do grupo é referência a uma cidadã outrora conhecida de muitos, com um roteiro de vida não muito claro. Explicam, os mais corajosos, que Antônia Vera era empresária na cidade. Um ramo não muito comum. A dama em questão era proprietária de um prostíbulo. Prostituta não, comerciante. Isso há muitas décadas. A maioria dos contemporâneos habitantes de Amambai nem era nascida.
Fonte: Amambai Notícias
34ª Expobai
Neste ano, a edição da Exposição Agropecuária de Amambai (Expobai) acontece entre os dias 25 e 28 de setembro. O evento é realizado pelo Sindicato Rural de Amambai, presidido por Manoel Douglas Antunes Pinto.
A feira agropecuária é referência regional e promete movimentar a economia com exposições de animais, tecnologias agrícolas, atrações culturais e oportunidades de negócios.
O encontro reforça o compromisso com o desenvolvimento rural e a valorização do agronegócio, fortalecendo parcerias com a iniciativa privada e organizações governamentais.
Glossário

Arte Jamil Melo
Com intuito de contribuir com o regionalismo, esta coluna publica vocábulos típicos e expressões regionais do Alto Amambai com seus devidos significados, todos extraídos do livro Che Tiempo Guaré, de Nery da Costa Júnior.
Provista – gêneros alimentícios em pequena quantidade, o suficiente para prover um pequeno período.
Quatreiro – nome conhecido de pequeno grupo de malfeitores que matavam e saqueavam na regão do Alto Amambai no pós guerra do Paraguai e se manteve por muitos anos.
Piricão – dança típica do Mato Grosso do Sul, executada em pares, com exceção de uma pessoa que dança com uma vassoura. Ao longo da dança, a música para e todos têm que trocar de par. Sempre haverá um que fica sozinho, sem par e com a vassoura (bassora). A este, é dado o castigo de declamar um verso.
Pandorga – o mesmo que pipa ou papagaio
‘Culture-se’
Literatura
Os Estatutos do Homem
Thiago de Mello
Artigo II
Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive as terças-feiras mais cinzentas, têm direito a converter-se em manhãs de domingo.

Os Estatutos do Homem, escrito por Thiago de Mello em 1964, decretou a esperança como a mais sublime obrigação humana. O texto afirma valores como a fé no futuro, a alegria e a vocação pela paz, ultrapassando fronteiras e inspirando milhões. Os Estatutos estabelecem um mundo onde os homens confiam uns nos outros e vivem em harmonia. (Rhonascy Odlinor)
A obra foi traduzida e publicada em diversos países (Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Cuba, Portugal e Estados Unidos), tendo vendido mais de 100 mil cópias.
Amadeu Thiago de Mello (Barreirinha, 30 de março de 1926 — Manaus, 14 de janeiro de 2022) foi um poeta, jornalista e tradutor brasileiro. Considerado um dos poetas mais influentes e respeitados no país, reconhecido como um ícone da literatura regional.
Pertence à Geração de 45.
Fonte: Wikipedia
Saiba mais sobre Thiago de Mello
*¹ O Papa Leão é mais americano ou latino-americano? Em uma entrevista exclusiva, o primeiro papa dos EUA compartilha como seu profundo amor pelo Peru e sua dupla identidade moldam sua visão de uma Igreja global.
Link para a entrevista do Papa Leão XIV (legendas em português)
You Tube / Crux Now Media
*² Edição e Revisão
Viviane Viaut