fbpx

Desde 1968 - Ano 56

24.6 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioColunistaColuna Prosa&Política, por José Luiz Nunes Moreira

Coluna Prosa&Política, por José Luiz Nunes Moreira

Por José Luiz Nunes Moreira

Jornalista – DRT/RS 5759-21/100

Internacional

Habemus Papam*

Eleição novo Papa

A partir desta quarta-feira, 7, 133 cardeais eleitores, com menos de 80 anos de idade, isolam-se na Capela Sistina para escolherem o novo Papa que vai liderar a Cúria Romana nos próximos anos. O futuro Sumo Pontífice precisa conquistar dois terços dos votos. Se o número total não for divisível por três, será necessário um voto adicional.

Dentre os 133, sete brasileiros são eleitores.

Cardeais brasileiros que votam:

João Braz de Aviz, 77 anos, arcebispo emérito de Brasília.

Odilo Scherer, 75 anos, arcebispo de São Paulo.

Leonardo Ulrich Steiner, 74 anos, arcebispo de Manaus.

Orani Tempesta, 74 anos, arcebispo do Rio de Janeiro.

Sérgio da Rocha, 65 anos, arcebispo de Salvador, primaz do Brasil por conduzir a arquidiocese mais antiga do país.

Jaime Spengler, 64 anos, arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Paulo Cezar Costa, 57 anos, arcebispo de Brasília.

Disputa política

A eleição do novo papa deve reabrir disputas internas entre os setores progressistas e conservadores da Igreja.

A forma como o primeiro pontífice latino-americano vinha enfrentando temas como mudanças climáticas, acolhimento de populações LGBTQIA+ e críticas à guerra e ao militarismo global, causam incômodos de setores da cúpula eclesiástica.

A preocupação com quem será responsável por definir a doutrina da fé, interpretar as escrituras, orientar moralmente os fiéis, nomear cardeais e bispos e liderar a Cúria Romana, inevitavelmente vai ser debatida entre os 133 cardeais eleitores.

“Francisco enfrentou uma oposição que hoje tem apoio da extrema direita do mundo. Não há dúvidas que muitos católicos estão torcendo para a volta de uma tendência mais conservadora. Então esse conclave será muito interessante: dele sairá como a Igreja Católica vai se posicionar nos próximos anos”, afirma Alexandre Moraes, professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Fonte: Com informações da BBC News Brasil

Medidas governo Trump – A Era do Caos

De acordo com a revista The Economist, medidas adotadas pelo governo Trump tornam a política comercial mais caótica e imprevisível, rompendo compromissos multilaterais.

Países membros do Brics opõem-se a guerra tarifária global

Reunião ocorrida nos dias 28 e 29 de abril na cidade do Rio de Janeiro, reuniu ministros das Relações Exteriores do Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Egito, Etiópia e Irã.

Presidido pelo chanceler brasileiro, Mauro Vieira, foi elaborado comunicado com críticas à guerra tarifária e também às medidas ambientais que afetam diretamente o Brasil.

Chanceler brasileiro ressalta consenso do Brics contra protecionismo comercial

 “Houve consenso dos 11 países membros e dos demais convidados em se opor à guerra tarifária global”, ressaltou Mauro.

Brics – Saiba Mais

Composto pelas nações emergentes que apresentaram maior taxa de crescimento nos últimos anos, o Brics é importante para a economia mundial e para a maior inserção das economias em desenvolvimento no cenário internacional. O Brics não é um bloco econômico propriamente dito, mas sim um mecanismo internacional de atuação das principais economias emergentes do mundo atual.

Por meio do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o Brics atua no financiamento a projetos que visam a implementar melhorias nos países emergentes e menos desenvolvidos, como projetos de infraestrutura, ampliando a área de atuação desse grupo.

O Brics tem como objetivo auxiliar no crescimento econômico dos países do grupo, fortalecendo as indústrias e impulsionando o desenvolvimento sustentável, assim como combatendo a pobreza e o desemprego, visando a inclusão social.

Fonte: Brasil Escola

*Habemus Papam – Temos Papa (2011)

Filme dirigido por Nanni Moretti e estrelado por Michel Piccoli no papel do cardeal recém-eleito papa; essa comédia dramática traz um olhar humano e inusitado sobre a sucessão papal.

Nacional

Entrevero em Brasília

Na capital federal, a coisa está desajeitada para alguns personagens da política – deputado perde mandato, outro fica na corda bamba; mais um é afastado temporariamente; ministro pede demissão; ex-presidente preso e outro na mira do Supremo Tribunal Federal (STF).  

Chiquinho Brazão – Depois de meses no xilindró, o deputado carioca Chiquinho Brazão (sem partido), acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol/RJ), foi cassado.

Fato curioso: perdeu mandato por não comparecer a terça parte das sessões.

Glauber Rocha – Depois de fazer greve de fome, o deputado Glauber Rocha (Psol/RJ) conseguiu 60 dias de prazo para que o processo de cassação do seu mandato vá para o plenário.

Tá difícil ele escapar!

Glauber Rocha responde por ter agredido um ativista do Movimento Brasil Livre (MBL) que ofendeu a mãe do parlamentar que estava em estado avançado de Alzheimer.

Gilvan da Federal – O deputado federal Gilvan da Federal (PL-ES) foi afastado por três meses do mandato. A decisão foi tomada nessa terça-feira, 6, pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados. Por 15 votos favoráveis e quatro contras, a Comissão puniu o parlamentar devido a declarações gravemente ofensivas, difamatórias e desonrosas proferidas contra a deputada licenciada Gleise Hoffmann (PT-PR).  

Carlos Luppi – Assim que veio à tona denúncia de fraude no INSS, o ministro da Previdência Social, Carlos Luppi, pediu demissão do cargo. A investigação aponta que as irregularidades iniciaram em 2019 e prosseguiram nos próximos anos.

Fernando Collor – Outro que dessa vez não escapou da mira do judiciário foi o ex-presidente Fernando Collor, que foi condenado em 2023 a oito anos e 10 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro em um processo sobre desvios na BR Distribuidora.

Jair Bolsonaro – Mais um que está vendo o caldo engrossar pro seu lado é o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na tentativa de se livrar de condenação, o ex-alcaide tem incentivado a aprovação de Projeto de Lei anistiando presos pelos ataques antidemocráticos do 8 de janeiro de 2023, como também sensibilizado a opinião pública, desfilando em unidade de saúde com aparelhos hospitalares.

Programa MCMV – Minha Casa, Minha Vida atende classe média.

A Caixa Econômica Federal (CEF) deu pontapé inicial nesta segunda-feira, 5, a operação de crédito do programa destinado às famílias de classe média, com renda mensal de até R$ 12 mil, com juro nominal de 10% ao ano e prazo de pagamento de até 420 meses. 

Estadual

União Brasil e Progressistas no MS

A junção entre os partidos políticos União Brasil e Progressistas, criando a Federação União Progressista foi celebrada pela presidente regional do PP, senadora Tereza Cristina (PP-MS). Segundo ela, a legenda terá candidatura ao senado federal. No Mato Grosso do Sul, o União Brasil é comandado pela ex-deputada federal Rose Modesto

De olho no Senado

Falando em candidaturas para o senado federal, dois pré-candidatos já anunciados pela coluna estão com rodinhas nos pés. Nas redes sociais, o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o deputado federal Vander Loubet (PT) não têm economizado postagens das suas andanças pelo Estado. 

Assembleia Legislativa

Deputados estaduais sul-mato-grossenses aprovaram proposição que visa permitir a remuneração aos dirigentes de entidades assistenciais, associações, fundações ou organizações da sociedade civil sem fins lucrativos. O texto altera a redação e acrescenta dispositivos na Lei nº 3.498, de 13 de fevereiro de 2008. O Projeto de Lei nº 299/2023 é de autoria do deputado Junior Mochi (MDB). 

Servidores públicos do MS

Projeto de lei, de autoria do executivo estadual de MS, concedendo reajuste salarial de 5,06% aos servidores públicos estaduais a partir do mês de maio, está tramitando na assembleia legislativa.

O PL, se aprovado, garante aumento real de 0,23%, considerando o acumulado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), nos últimos 12 meses, divulgado pelo IBGE.

Alto Amambai

Assembleia Legislativa – Tá na hora Amambai

Como noticiamos na coluna anterior, que ouviríamos lideranças municipais das agremiações partidárias sobre as quase três décadas que eleitores de Amambai não elegem representante, com filiação partidária no município, para a assembleia legislativa, seguimos com o propósito.

Interrogamos lideranças das siglas com representação no poder legislativo municipal. Interagiram com a coluna Sérgio Barbosa (MDB), Dr. Bandeira (PSDB), Ronan Nunes (PP), Humberto Hasegawa (PSD), Ricardo Renato (Novo), Carlos Espíndola (Uniao Brasil), Cilso Gama (Republicano) e Luciney Bampi (PT).  

Vejam o que disseram, em resposta, se os diretórios municipais têm discutido indicação de candidatura a deputado estadual, nas eleições de 2026.

Tanto Sérgio Barbosa, como Carlos Espíndola, Humberto, Cilso, Ronan e Luciney disseram que o assunto não foi debatido.

Ricardo do Novo falou que o assunto não é debatido na esfera municipal e Dr. Bandeira afirmou que o partido está aguardando o desfecho das negociações de fusão com o Podemos.   

Provocação

Além de descrever acontecimentos de interesse público ocorridos e ocorrendo no mundo, a coluna vai provocar junto as autoridades do Patrimônio reflexão sobre temas locais. Na próxima edição, abordaremos implantação de ciclovias na cidade. Aguardem!

Sustentabilidade

 O Governo federal, por intermédio da Itaipu Binacional e a Caixa Econômica Federal (CEF), aprovou projetos para o município de Amambai.

O município está entre os selecionados de todo o Brasil para receber recursos destinados a ações sustentáveis e de impacto social positivo.

Confira os projetos aprovados no município:
• Município
Construção do Parque Panduí para promover o turismo, conservação histórica, cultural e ambiental.
• Associação Guapoy
Reflorestamento das margens do rio Panduí e córregos da Aldeia Amambai.
• Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)
Projeto Movimente-se e Encante, com foco em inclusão e bem-estar.
• Associação dos Piscicultores de Amambai (APA)
Aplicação de tecnologias sustentáveis para o desenvolvimento da piscicultura familiar em Amambai-MS.
• Associação Mãos que Produzem Arte
Aquisição de veículo utilitário tipo furgão isotérmico e refrigerado para transporte de produtos artesanais e alimentícios.

A aprovação dos projetos é resultado da união entre entidades, associações e poder público, demonstrando o potencial de Amambai na construção de uma cidade mais sustentável, inclusiva e próspera para todos.

O prefeito Sérgio Barbosa comemorou a notícia e parabenizou a equipe técnica da prefeitura, o setor de engenharia, entidades e associações pelo empenho e competência na elaboração dos projetos. Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Moção Alessandra Tavares

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) prestou homenagem a mulheres artistas do estado com a entrega da Comenda Lídia Baís. Entre as homenageadas está a artista amambaiense Alessandra Lescano Tavares. A sessão solene foi realizada no dia 25 de abril no Plenário Deputado Júlio Maia, em Campo Grande.

A honraria foi entregue em reconhecimento à sensibilidade, criatividade e contribuição que as homenageadas oferecem por meio da arte. A cerimônia foi proposta pela deputada estadual Gleice Jane (PT), com apoio das deputadas Mara Caseiro (PSDB) e Lia Nogueira (PSDB).

A comenda leva o nome da artista sul-mato-grossense Lídia Baís, referência nas artes visuais, literatura e música. Nascida em 1900, Lídia teve passagem por importantes centros culturais do Brasil e se destacou por seu legado artístico e resistência criativa.

“Quero dedicar esta homenagem, em especial, a todas as mulheres artistas de Amambai.

Uma noite para reconhecer e celebrar o talento, a resistência e a contribuição das mulheres nas artes e na cultura de Mato Grosso do Sul! Mais do que uma homenagem, essa comenda honra a trajetória de artistas que moldam nossa identidade cultural. Viva Lídia Baís, Viva a todas as mulheres artistas do nosso Estado”, exaltou Alessandra Tavares

Natural de Amambai, Alessandra é formada em Teatro, Cinema e Televisão, com especialização em interpretação desde 2007. Também é graduada em Artes Visuais e pós-graduada em Gestão Cultural. Atualmente, atua como diretora municipal de Cultura em Amambai, além de desenvolver trabalhos diversos nas áreas artística, de marketing e de publicidade, entre eles, como palhaça, com a personagem Palhaça Cerejinha.

Glossário do Alto Amambai

Com intuito de contribuir com o regionalismo, esta coluna publica vocábulos típicos e expressões regionais do Alto Amambai com seus devidos significados.

Ala Puxa – interjeição de espanto, admiração

Boca mole -pessoa fofoqueira, que tem conversa fiada, que fala bobagens

Bolicho ou Bulicho – pequena loja comercial urbana ou à beira de estradas onde o viajante encontra de tudo. Casa de negócio de pequeno sortimento.

Bulhufas – coisa nenhuma. Nada. Exemplo fulano não entende bulhufas.

Cacuça – bolita, bola de gude com defeito, parte com quebraduras.

Fonte: Che Tiempo Guaré / Nery da Costa Júnior

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS