Desde 1968 - Ano 56

30.7 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioPolíciaCobra com mais de 2 metros é encontrada enrolada em telhado de...

Cobra com mais de 2 metros é encontrada enrolada em telhado de residência 

Uma cobra da espécie caninana, com cerca de 2,5 metros de comprimento, foi capturada no sábado (14). O animal foi encontrado enrolado no telhado de uma residência no distrito de Groslândia.

A equipe da 13ª Companhia Independente Bombeiro Militar foi acionada por volta das 10h após a denúncia de que havia uma cobra na casa. Ao chegarem ao local, os militares localizaram a serpente sobre o telhado do imóvel.

No vídeo registrado durante o resgate, é possível ouvir os moradores assustados enquanto os bombeiros retiram a cobra do telhado da residência.

A captura foi realizada com segurança. Após avaliação, os bombeiros constataram que o animal não apresentava ferimentos.

Em seguida, a cobra foi levada para uma área apropriada e devolvida ao habitat natural.

🐍 Spilotes pullatus

Conhecida cientificamente como Spilotes pullatus, a caninana é uma das maiores serpentes do Brasil e pode ultrapassar 2,5 metros. Apesar de não ser peçonhenta, pode adotar postura defensiva quando se sente ameaçada, erguendo a cabeça, achatando o pescoço e podendo até morder.

Apesar da postura intimidadora, ela não possui veneno e não representa risco direto aos humanos. Ela pode ser encontrada em praticamente todos os biomas do país, com exceção dos Pampas.

A espécie se alimenta de pequenos mamíferos, aves, anfíbios e até de outras serpentes, inclusive venenosas. Esse hábito reforça sua grande importância ecológica, já que contribui para o controle das populações de animais e ajuda a manter o equilíbrio ambiental.

🐍 O que fazer ao encontrar um animal silvestre?

O Corpo de Bombeiros orienta que, em casos envolvendo animais silvestres, a população não tente capturar o animal por conta própria.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) reforça que, ao encontrar um animal silvestre que necessite de resgate, a população deve acionar a Polícia Militar ou o Corpo de Bombeiros.

A orientação é não tentar capturar o animal, para evitar riscos tanto à segurança das pessoas quanto à integridade do animal. (Informações g1)

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS