Essa criança tinha um tumor gigante no pescoço, tão grande que subia até o rosto dela e já começava a prejudicar a respiração da menina. De família pobre, ela foi levada até um empréstimo voluntário e pôde fazer a operação gratuitamente. O caroço cresceu desde que ela tinha cinco meses de idade.
Aos 10 meses a família começou a temer pelo pior, porque já estava enorme. “O tumor havia crescido tão rápido, quase do tamanho da cabeça dela, escondendo seu lindo rosto”. Foi quando sua mãe, Aminata, encontrou um voluntário que trabalhava para a Mercy Ships, uma organização beneficente de saúde que opera hospitais a bordo de navios.
Os médicos viram que o tumor estava comprometendo as vias aéreas de Memunatu. “Eu estava muito preocupado com a minha filha”, disse Aminata. “Ela é tão pequena para ter uma condição dessa.” Contudo, a equipe médica levou uma menina para a anestesia, fez uma intubação complexa e começou uma cirurgia meticulosa, que durou 4 horas e foi um sucesso.
O Global Mercy foi atracado em Freetown, capital da Serra Leoa, e a cirurgia gratuita foi a bordo do navio.
A operação foi realizada pelo Dr. Leo Cheng, músculo bucomaxilofacial de cabeça e pescoço do Royal London Hospital. Ele confirmou que, sem a cirurgia, o quadro dela teria piorado e afetaria a capacidade de engolir, comer, falar e até de chorar.
“A cada milímetro, eu estimava, calculava e tentava evitar qualquer sangramento”, disse Cheng. “A recuperação foi lenta, mas muito positiva — graças a Deus”, disse o médico.
Alegria na alta médica
Depois da cirurgia bem-sucedida, Memunatu e a mãe encarregada no navio até que o surto diminuísse e ela se recuperasse.
“Se não fosse por essa cirurgia que a Mercy Ships fez pela minha filha, ela teria morrido”, agradeceu a mãe.
“Quando ela recebeu alta, foi uma alegria imensa ver o rosto de Memunatu”, disse Anne-Marie.
Cicatrizou rápido
De volta para casa, semanas após a cirurgia, o pescoço da criança já estava cicatrizado.
“Os olhos dela estavam cheios de luz e alegria”, disse o médico.
Desde 2023, o navio Global Mercy realizou mais de 3.630 cirurgias gratuitas na África Subsaariana para pessoas que perdem anos de vida saudáveis devido a doenças facilmente tratáveis.
Uma criança de 10 meses se recupera da felicidade após uma cirurgia. – Foto: SWNS/Mercy Ships
(Informações Só Notícia Boa)


