Desde 1968 - Ano 56

23.6 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioEstado'Caso de família': briga entre onças-pintadas irmãs só termina com tapa de...

‘Caso de família’: briga entre onças-pintadas irmãs só termina com tapa de mãe no Pantanal

Uma briga entre duas onças-pintadas irmãs terminou com a intervenção da mãe no fim de semana, durante um safári no Pantanal. A cena rara foi registrada pelo guia de campo Fagner Almeida, em Miranda (MS), no Pantanal de Mato Grosso do Sul. 

O vídeo mostra quatro onças-pintadas: duas adultas e dois filhotes. Ao g1, o especialista explicou que, apesar de disputas territoriais serem comuns na espécie, conflitos entre animais da mesma família são incomuns.

Nos primeiros segundos do vídeo, é possível ver três onças, as duas irmãs e o Pipa, um filhote mais novo. Quando a briga começa, a onça-pintada menor foge e logo em seguida chega a mãe para acabar com a briga. Logo depois, as quatro onças voltam a se encontrar, dessa vez um pouco mais distantes uma das outras.

Onças irmãs flagradas juntas

Segundo Fagner Almeida, as imagens mostram as onças Aracy e Jaci, ambas adultas, acompanhadas de seus filhotes.

Aracy é mãe de Mocoha, um macho de cerca de 10 meses, e também de Jaci, que tem aproximadamente quatro anos. Jaci é mãe de Pipa, um filhote de cerca de seis meses. Aracy é identificada por um colar de monitoramento utilizado por pesquisadores.

Briga só terminou com chegada de mãe

A briga aconteceu entre as irmãs Jaci e Mocoha. Durante o confronto, a mãe Aracy aparece no vídeo para intervir e separar as duas.

Fagner explica que, apesar de as onças serem animais territorialistas, conflitos diretos entre membros da mesma família não são comuns.

“Quando o filhote se torna adulto, a mãe cede uma parte do território para a filha. Ambas vivem em áreas próximas, mas evitam encontros como esse”, explica.

Onças foram flagradas em safári pantaneiro

A cena foi registrada durante um passeio de turistas estrangeiros na fazenda Caiman, onde funciona a sede da Onçafari.

“Os turistas ficaram surpresos e felizes também […] Estamos acostumados a ver até duas onças juntas, como mãe e filhote ou um casal. Mas quatro onças da mesma família não é algo que se veja sempre”, finalizou o guia. (Informações g1)

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS