fbpx

Desde 1968 - Ano 56

29.4 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioDouradosCasa Vitória: ‘49 anos sem sair da moda, inovando e fidelizando a...

Casa Vitória: ‘49 anos sem sair da moda, inovando e fidelizando a clientela’

Poucas empresas em Dourados têm uma trajetória tão marcante quanto a Casa Vitória. Fundada oficialmente em 18 de novembro de 1975 e inaugurada no segundo sábado de janeiro de 1976, a loja tornou-se referência no comércio local, acompanhando e impulsionando o crescimento da cidade ao longo de quase 50 anos.

A história da Casa Vitória se confunde com a do seu fundador, Valter Olivero Allegretti, um paulista de Tupã que chegou a Doura dos com o objetivo claro de abrir uma loja de calçados. Trabalhando desde 1966 no ramo, Valter fazia parte de um modelo empresa rial que incentivava funcionários dedicados a se tornarem sócios e expandirem os negócios. Assim, ele recebeu a oportunidade de estabelecer a Casa Vitória na Avenida Marcelino Pires, onde a loja permanece até hoje.

Chegando a Dourados, logo o empresário fez amizades e conquistou a simpatia de outros empresários, de profissionais liberais e de profissionais dos mais diversos segmentos. Muitas dessas pessoas, acreditando no potencial do recém-chegado empreendedor, ofereceram todo o apoio para que a Casa Vitória se consolidasse.

Conforme Valter Allegretti:

Duas pessoas que nos ajudaram muito, das quais não me esqueço de jeito nenhum, foram o delegado Oduvaldo de Oliveira Pompeu, mais conhecido como “Telê” e a mãe dele, Dona Ercília Pompeu, já falecida. Eles nos acolheram com muito carinho. O “Telê” nos levou para diversos lugares, nos apresentando a muitas pessoas… Então, sou muito grato a eles, porque foram muito marcantes em nossa chegada. Há outras pessoas, mas o “Telê” e a mãe dele, foram excepcionais em demonstrar o espírito acolhedor do povo douradense.

A expansão do negócio

Desde o início, a Casa Vitória se destacou pela diversidade de pro dutos e pelo atendimento diferenciado. O sucesso foi tanto que, ao longo dos anos, o empreendimento se expandiu, dando origem a quatro lojas em Dourados – Casa Vitória, Center Modas, Center Esportes e Mercadinho Vitória –, além de unidades em Cuiabá e Cáceres, no Mato Grosso. Com o tempo, as sociedades foram sendo desfeitas e Valter Allegretti assumiu integralmente o comando da Casa Vitória, mantendo o nome e a tradição que a consolidaram no mercado.

Ao longo de sua trajetória, a loja passou por diversas ampliações e modernizações. Inicialmente ocupava apenas parte do prédio onde se encontra, mas foi crescendo até ocupar um espaço que hoje se estende da entrada inicial pela Avenida Marcelino Pires até a saída pela Avenida Hayel Bon Faker, em formato de “L”. Com cerca de 1.000 metros quadrados de área, a Casa Vitória se tornou uma loja completa, oferecendo calçados e confecções para todas as idades e perfis de clientes.

Diversificar para melhor atender

Segundo Valter Allegretti:

Oferecemos uma ampla gama de produtos, incluindo calçados, roupas e acessórios para públicos feminino, masculino, infantil e juvenil. Trabalhamos com diversas marcas e modelos, garantindo que cada cliente encontre algo que atenda ao seu estilo e necessidade”, explica Valter Allegretti. “A dedicação ao atendimento personalizado e a oferta de produtos de alta qualidade são pilares que sus tentam a reputação da Casa Vitória.

Valter Allegretti lembra, com emoção, dos desafios do início, quando Dourados ainda estava se estruturando. As dificuldades de comunicação e transporte, segundo o empresário, eram imensas, o que fez com que, em dezembro de 1976, diante da alta demanda, ele precisasse ir até o Paraguai para conseguir fazer uma ligação internacional e solicitar reforços para a equipe de vendas. Esse episódio ilustra bem o espírito dinâmico e inovador que sempre marcou sua atuação no comércio.

A dedicação ao trabalho sempre foi um dos pilares do sucesso da Casa Vitória. Allegretti não faltou um dia sequer ao trabalho por motivo de doença, e acredita que sua saúde e disposição são reflexos do amor pelo que faz.

Além do sucesso empresarial, ele também se envolveu ativa mente na comunidade, participando de entidades, como Rotary Club, Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Clube Indaiá e Sindicom. Participou ainda da fundação do Sicoob, ajudando a estruturar e fortalecer o comércio local.

A realidade econômica e os desafios atuais

Como uma empresa chega aos 50 anos com planos econômicos, 91 Casa Vitória crises, recessão e tantas outras medidas que não ajudam em nada?

Valter Allegretti comenta:

Realmente, passamos por várias tempestades, só que em nossa atividade, em épocas passadas, nós tínhamos uma grande vantagem que nos ajudava muito: a moda era se mestral, inverno e verão. Hoje a moda é diária, e por isso o empresário tem que estar muito atento, porque se comprar errado, ele não vende nem em liquidação.

Ainda segundo Valter:

O mais importante é a determinação e gostar muito do que se faz. Mesmo assim, você não tem garantia de que não vai passar por situações difíceis, porque não existe uma linha de crédito para investimentos a juros baixos. Isso nos possibilitaria gerar mais empregos.

O empresário complementa ressaltando que, atualmente, o comerciante trabalha muito inseguro, “já que, na atual conjuntura da economia brasileira, nunca sabemos o dia de amanhã”.

O atendimento como diferencial

Apesar das mudanças no mercado, especialmente com o avanço das vendas on-line, Valter continua firme no propósito de manter a Casa Vitória relevante e competitiva. Ele acredita que o diferencial de qualquer negócio é o atendimento e que um cliente satisfeito vale mais do que qualquer estratégia comercial. Para Allegretti: “A melhor coisa de uma loja não é apenas o produto, mas o excelente atendimento”, afirma. Com essa filosofia, ele capacita constante mente sua equipe, garantindo que cada cliente tenha uma experiência positiva dentro da loja.

Atualmente, a Casa Vitória continua como um pilar do comércio douradense, acompanhando as tendências e se adaptando às novas realidades dos segmentos de calçado, de roupas e de

Casa Vitória: ‘49 anos sem sair da moda, inovando e fidelizando a clientela’

acessórios, tanto femininos quanto masculinos para todas as idades.

Com o apoio da família, especialmente da sua esposa, Dora, Valter segue firme no comando, planejando modernizações para tornar a loja ainda mais atrativa. Seu legado já se estende para o filho, Vinicius, que também atua no setor calçadista com suas próprias lojas

50 anos de confiança e fidelidade

 Às vésperas de completar 50 anos, em janeiro próximo, a Casa Vitória celebra não apenas o sucesso comercial, mas também a confiança e a fidelidade dos clientes que ajudaram a construir essa história.

Para Valter Allegretti, a loja não é um empreendimento somente, mas uma verdadeira escola de vida, onde cada dia representa um novo aprendizado e uma nova oportunidade de servir bem à comunidade. Seu compromisso com o comércio e com a cidade de Dourados permanece inabalável, refletindo uma trajetória que inspira gerações de empreendedores.

Com esse perfil, a Casa Vitória é exemplo de tradição e inovação no comércio de Dourados, sempre buscando oferecer o melhor para seus clientes e contribuir para o desenvolvimento da comunidade local.

Para conhecer mais sobre os produtos e novidades da Casa Vi tória, uma das opções é visitar o perfil no Instagram (@casavitoriams) ou a página no Facebook (https://www.facebook.com/casa.vitoria.dourados). A loja está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 17h.

Mais histórias do livro

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS