Desde 1968 - Ano 56

32.1 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioPolíticaCaos na saúde: o 'remédio' é a intervenção do Estado em Dourados

Caos na saúde: o ‘remédio’ é a intervenção do Estado em Dourados

- Advertisement -

Se não fosse matéria publicada nesta terça-feira (22) no jornal Campo Grande News, com o título “Hospital da Vida não tem tomografia e paciente precisa comprar remédio” (leia aqui), as falas dos deputados estaduais Zé Teixeira e Barbosinha, ambos do DEM, e de Renato Câmara (MDB), na Assembleia Legislativa (AL) e a fiscalização da vereadora Lia Nogueira (PP) nos postos de saúde de Dourados poderiam ser desqualificadas pelos míopes apoiadores e bajuladores do prefeito Alan Guedes (PP).

Afinal, com exceção de Renato Câmara, que somente agora, às vésperas das eleições, toca na ferida da saúde pública de Dourados, Zé Teixeira, Barbosinha e Lia Nogueira vêm ecoando as mazelas da administração de Alan Guedes há meses nos parlamentos onde são mandatários. Eles dão voz àquilo que a população de 33 municípios vem sofrendo com o atendimento precário nas unidades públicas de saúde de Dourados.

A verdade é que esse serviço oferecido em Dourados jamais se aproximou da excelência, mas piorou muito com a administração do jovem e onipotente Alan Guedes. O prefeito vem demonstrando ser inepto para o cargo, pelo menos para gerir a saúde pública.

A matéria do Campo Grande News narra a dolorosa experiência de um casal campo-grandense que veio a Dourados acompanhar o tratamento de filha/enteada que sofreu acidente automobilístico e está internada no Hospital da Vida. É o retrato do descaso sabido pelo povo douradense.

Lia Nogueira visitou, também ontem, várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou “postinhos”, e mais uma vez constatou o caos, com equipamentos quebrados, falta de medicamentos, insumos e material de limpeza, apesar de requerimentos, indicações, apelos, denúncias que fez ao longo de 2021. Flagrou até um casal de urubus morando no telhado da UBS da Vila São Pedro.  

Na AL, Zé Teixeira, que é o 1º secretário da Casa de Leis, pediu a união de esforços de todos os parlamentares para que haja a intervenção do Governo do Estado em Dourados, onde “a busca por consulta, exames e internação tem se tornado um sofrimento diário para os pacientes que buscam o serviço na rede de saúde pública de Dourados”.

De acordo com o deputado, a situação da saúde piorou com os cancelamentos de cirurgias em decorrência de equipamentos quebrados. “O sofrimento do povo de Dourados está insuportável. Estamos vivendo um terrível caos. Faço um alerta à Secretaria de Estado de Saúde, é preciso intervenção”, disse.

Em aparte, o deputado Barbosinha (DEM) ressaltou que Dourados vive os piores momentos de sua história, “Estamos pedindo socorro. Assim como o Governo do Estado assumiu a infraestrutura de Dourados, pedimos que assuma também a saúde. O problema não são recursos, mas intervenção técnica”, destacou.

Renato Câmara (MDB) também abordou o tema. “Há também problemas na questão da hemodiálise. O Hospital da Vida é um grande centro de referência de medicina e precisa urgentemente da parceria do Estado. A cada mês a situação complica e precisamos dar um ponto final nesta situação”.

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -