21/05/2018 09h56
Por: RedeTV!
Em mobilização nacional, caminhoneiros fecharam várias rodovias na manhã desta segunda-feira (21) em protesto contra o aumento no preço do diesel. Há relatos de bloqueios em pelo menos 11 estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.
Os atos foram anunciados sexta-feira (18) pela Associação Brasileira de Caminhoneiros (ABCam) e pela Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA). De acordo com a ABCam, a mobilização pede a redução de impostos – como os cobrados sobre o óleo diesel.
“O aumento constante do preço nas refinarias e dos impostos que recaem sobre o óleo diesel tornou a situação insustentável para o transportador autônomo. Além da correção quase diária dos preços dos combustíveis feita pela Petrobras, que dificulta a previsão de custos por parte do transportador, os tributos PIS/Cofins, majorados em meados de 2017, com o argumento de serem necessários para compensar as dificuldades fiscais do governo, são o grande empecilho para manter o valor do frete em níveis satisfatórios”, diz comunicado da ABCam.
No Rio, motoristas fecharam trechos da Rodovia Presidente Dutra, da Washington Luiz e da BR-101. Pneus chegaram a ser incendiados para bloquear a pista.