Desde 1968 - Ano 56

24.5 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioCulturaCâmara de Dourados realiza sessão solene em alusão ao 'Dia da Consciência...

Câmara de Dourados realiza sessão solene em alusão ao ‘Dia da Consciência Negra’

Solenidade faz parte da Semana Municipal da Consciência Negra, instituída em lei de autoria do vereador Elias Ishy (PT), com diversas homenagens

O “Dia Nacional da Consciência Negra”, no dia 20 de novembro, é feriado nacional. Um marco importante e momento de reflexão sobre a luta, a resistência e as contribuições do povo negro na construção do país. Em comemoração à data, a Câmara Municipal de Dourados realiza nesta quarta-feira (19), às 18h30, uma sessão solene para homenagear personalidades e coletivos que, em diversas áreas, fortalecem a justiça social, a cultura afro-brasileira e os direitos humanos.

A sessão solene é de proposição do vereador Elias Ishy (PT) e coincide com a Semana Municipal da Consciência Negra, instituída no Calendário Oficial de Dourados por meio de legislação de sua autoria.

Durante o evento, serão homenageadas diversas pessoas de diferentes setores da sociedade que representam e fortalecem o papel da cultura afro-brasileira na formação social e cultural do município. A solenidade também terá apresentações culturais e artísticas locais, com a participação do Grupo Terra Seca, João Camaleão e Keith Black.

Para Elias Ishy, a solenidade é um espaço oportuno para o diálogo, funcionando como uma ferramenta essencial na construção de políticas públicas que reconheçam a importância da população negra, suas manifestações culturais, tradições e contribuições históricas. “Mais do que um debate, este encontro busca dar visibilidade às vozes negras, promover a educação antirracista e ampliar o respeito à diversidade. É um momento de reafirmar o compromisso coletivo com a igualdade, a dignidade e o respeito; princípios que devem orientar cada passo rumo à superação do preconceito e ao fortalecimento da cultura afro-brasileira e local”, destaca.

O vereador enfatiza que a solenidade soma-se à luta contra o racismo e o preconceito, fortalecendo o debate sobre o papel da cultura afro-brasileira. “O diálogo torna-se uma ferramenta essencial para a construção de políticas públicas que reconheçam a importância da população negra, suas manifestações culturais, tradições e contribuições históricas”, completa.

Dia de Conscientização

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído por lei como reconhecimento oficial da importância da luta e da resistência do povo negro na formação do Brasil. A legislação reforça a necessidade de refletir sobre o racismo, promover a igualdade e valorizar a cultura afro-brasileira. Ao ser incluída no calendário nacional, a data ganha força como instrumento de conscientização e de promoção de políticas públicas para uma sociedade mais justa.

Câmara de Dourados realiza sessão solene em alusão ao 'Dia da Consciência Negra'

Arte: CMD

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS